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VIVÊNCIA NO SUS: A GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE.
Resumo
Caracterização do problema O trabalho visa relatar a experiência de Estágio Curricular do Curso de Psicologia junto ao Departamento de Ações de Saúde (DAS), da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (RS), durante o ano de 2013. O estágio é uma oportunidade para os acadêmicos implementarem ações práticas e conhecerem as diferentes possibilidades de sua área de atuação. Desde o primeiro semestre é comum o contato com as diferentes áreas em que podemos atuar, mas em poucos momentos nos atemos a estudar a gestão, e em especial a gestão das políticas públicas de saúde. Estudamos sobre o SUS e diversas Políticas Públicas, mas não temos uma ideia de como efetivamente uma Psicóloga pode gerir, por exemplo, uma política pública ou uma secretaria de saúde. Afinal, no senso comum, o Psicólogo é aquele que apenas analisa a tudo e propõe que ocorram mudanças, a partir dos problemas que o paciente identifica. Descrição da experiência: Este relato aponta as vivências e implicações no estágio realizado na 16ª CRS, que coordena a implantação e implementação das políticas públicas de saúde em 37 municípios no interior do RS. Os gestores e os profissionais das equipes destes municípios buscam na equipe do DAS (são onze profissionais de diferentes áreas de graduação na saúde) as orientações para a execução e qualificação das políticas atenção. Efeitos alcançados e recomendações A convivência e o acompanhamento do trabalho destes profissionais, a participação na organização e acompanhamento das ações de diferentes políticas, tais como de atenção à saúde da Criança e Adolescente; à Pessoa Idosa; à Mulher; à Saúde Mental; às DST/AIDS; HumanizaSUS; Rede Cegonha; e ainda a implantação da Estratégia Saúde da Família, entre outras promoveram um amplo conhecimento sobre o contexto dos municípios da região, das gestões, da composição e das demandas das equipes de cada município. Outras aprendizagens ocorreram na participação das reuniões da Comissão Intergestores Regionais e da Comissão de Integração Ensino-serviço em Saúde, conhecendo as problematizações e proposições de gestores e profissionais. O estágio oportunizou vivências interdisciplinares, de trabalho em equipe e de Educação Permanente, por meio da participação no planejamento, na implementação e na avaliação de intervenções em diferentes políticas, com profissionais de diferentes áreas e saberes. Estas vivências em serviço, interagindo com os diferentes atores da rede são diferenciais potentes na formação do profissional de saúde.
Palavras-chave
Políticas públicas; Formação em saúde;Gestão.