Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O CORPO SAUDÁVEL NO COTIDIANO: O QUE PENSAM OS ADOLESCENTES?
Leonardo Trapaga Abib, Bruno de Oliveira e Silva, Rogério da Silva Fortes, José Geraldo Soares Damico, Elisandro Rodrigues

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais e como são formadas as representações sociais acerca do corpo saudável de escolares adolescentes de uma escola pública municipal de Goiânia. Para alcançar tal objetivo procuramos identificar como as representações sociais de corpo saudável dos escolares vêm sendo construídas historicamente e analisar qual o papel da escola na construção das representações sociais dos escolares. Para tanto utilizamos como base metodológica a pesquisa qualitativa, orientado pelo método dialético e o estudo de caso para a análise dos dados optou-se pela técnica de triangulação de dados. Observamos que os escolares adolescentes que fizeram parte desta pesquisa têm como referência para tratar sobre o corpo e a saúde dois fatores, o ambiente não escolar, principalmente através da mídia e dos meios de comunicação e a própria escola através especialmente da disciplina ciências, também conseguimos perceber que a Educação Física que deveria ser uma das responsáveis por trabalhar as relações entre o corpo e a saúde não vem assumindo de forma efetiva o seu papel na formação destes escolares.

Palavras-chave


Corpo, Saúde, Representações Sociais, Escolares, Adolescentes