Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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GESTÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: DESAFIOS EM REDE
Claudia de Crescenzo, Cleiton de Figueiredo, Aparecida do Carmo Martins, Gislaine Romão

Resumo


Um processo de avaliação de desempenho representa uma ferramenta importante para o desenvolvimento de uma cultura voltada para o alinhamento dos objetivos individuais e das equipes às metas da organização implicando assim no maior envolvimento de todos os níveis, os quais passam a se sentir pessoalmente responsáveis pelo processo. Outra possibilidade é a integração com a política de capacitação, oferecendo oportunidades de desenvolvimento aos profissionais. Justificativa: A diretriz é a integração das ações na gestão da saúde, incluindo a gestão de pessoas e focando a avaliação de desempenho; foi proposto um processo de avaliação de desempenho único, pactuado entre a administração direta e uma das organizações sociais de saúde da região. Foi possível inserir outras estratégias de avaliação, tal como avaliação dialogada acerca de potencialidades, habilidades e competências. Projeto Ermelino Matarazzo Território: Supervisão Técnica de Saúde Ermelino Matarazzo Trabalhadores avaliados: 834 trabalhadores do SUS Gestores de unidades: 14 Participantes: Supervisão Técnica de Saúde Ermelino Matarazzo, SAS – Superintendência de Atenção à Saúde/ OSS - SECONCI e Gerência de Aperfeiçoamento de Carreiras, Período: 2013. Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento das competências dos trabalhadores do SUS, necessárias à excelência da gestão da SMS; estimular a criação de uma cultura que valorize o feedback; Reforçar o comprometimento do gestor com o desenvolvimento de sua equipe utilizando a ferramenta como instrumental de análise dos processos de trabalho, possibilitar o levantamento das necessidades de PDI* e PDC**. Metodologia: Utilizar um único formulário para todos os trabalhadores do SUS, propusemos reuniões periódicas e oficinas locais, quando necessário o envolvimentos de outras áreas técnicas para discussões ampliadas das necessidades encontradas. Resultado O resultado esperado foi um processo único, pactuado e efetivo, quanto às metas, atribuições de gestor e análise de processo de trabalho, independentemente das diferentes figuras jurídicas de gestão e gerenciamento. Acreditamos que este projeto contribuirá na construção de caminhos ou alternativas de melhoria contínua dos processos de gestão, gerência e assistência da saúde, tanto para o trabalhador e usuário do SUS.

Palavras-chave


Gestão; processo; desempenho; carreira

Referências


São Paulo, São Paulo. Diário Oficial da Cidade, 2003/2004/2007/2008/2010,2011 e 2012

Dutra, Joel Souza. Gestão por competências. São Paulo. Editora Gente, 6ª edição, 2002.

Saraiva, E. O Sistema de Carreira no setor Público: descrição, análise comparativa e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006.