Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PESAR E MEDIR COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS DADOS ANTROPOMÉTRICOS – UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA FACILITADORA DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ESCOLARES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Gabriella Ferreira Nascimento, Sylvia Karla de Paiva Cabral Tristão, Jackeline Christiane Pinto Lobato

Resumo


O fenômeno da transição nutricional no país, marcado pelas alterações do padrão alimentar e do estado nutricional da população, é uma realidade que vem onerando os serviços de saúde com os agravos decorrentes da alimentação. Essa realidade é ainda mais clara entre crianças e adolescentes em fase escolar, por compreender a faixa etária de maiores mudanças metabólicas e comportamentais. O município do Rio de Janeiro, apesar das altas taxas de obesidade entre crianças em fase escolar, não tem alimentado o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN Web). Descrição da experiência: Na tentativa de descobrir a razão da subnotificação, foi feito um contato com o corpo técnico de nutricionistas do Instituto de Nutrição Annes Dias, órgão responsável pelo lançamento das informações no sistema. Afirmou-se que a não padronização de uma via intermediária apta a unificar, interpretar e gerar informação importuna a alimentação do sistema, dada a insegurança a respeito da fidedignidade do dado informado. Dessa forma, foi construída uma ferramenta para facilitar o processo de coleta e análise de dados antropométricos dos escolares. Efeitos Alcançados: Em teste feito com dados de peso e altura de escolares fictícios a ferramenta se mostrou capaz de classificar o perfil nutricional das crianças, bem como estabelecer um grau de comparação entre as informações, permitiu uma análise dos dados agregados a fim de se obter a distribuição dos alunos entre os padrões adequados e os discrepantes de peso, altura e IMC.  Recomendações: O aumento da obesidade infantil justifica a urgência da intervenção, visto que a prevenção dos fatores de risco, para qualquer agravo, é a medida de maior impacto a médio/longo prazo. A proposta do instrumento facilitador da análise pretende contribuir para a alimentação do SISVAN. Após capacitação, os profissionais que pesam e medem poderão analisar o dado e contribuir na proposição de ação promotora da saúde. Os dados antropométricos serão, então, enviados ao coordenador de Alimentação e Nutrição e aos técnicos competentes de maneira padronizada e com uma frequência devidamente regular, anual. A construção da ferramenta visou, portanto, contribuir para a diminuição da subnotificação e permitir uma avaliação real dos dados agregados. Visto que, o município do Rio de Janeiro, lidera o ranking dos educandos sob diagnóstico de risco nutricional, a qualificação esses dados subnotificados é inadiável.

Palavras-chave


Saúde na Escola; Antropometria; Vigilância Nutricional

Referências


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