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SAÚDE INDÍGENA, EDUCAÇÃO POPULAR E INTERCULTURALIDADE
Resumo
Este busca resgatar e analisar o processo pedagógico do Projeto de Extensão Vidas Paralelas Indígena (PVPI), no período de 2010 a 2013, com intuito de refletir sobre os avanços e limites com relação à concretização de uma proposta de extensão universitária pautada na educação popular, bem como analisar as potencialidades do projeto no que tange à construção da interculturalidade na formação em saúde. Trata-se de um estudo de caso educacional qualitativo, cujo método de coleta de dados utilizado foi composto por consulta e análise de documentos, vídeos e diários de campo. Os resultados indicam que o Projeto Vidas Paralelas Indígena tem sido capaz de concretizar os princípios da educação popular e interculturalidade na formação em saúde. Nota-se que o diálogo e a participação dos estudantes e membros das comunidades na construção dos processos constituem elementos centrais em torno do qual são deflagradas todas as demais ações. O exercício da participação tem contribuído com o fortalecimento da autonomia e a promoção de processos emancipatórios, além de consolidar o compromisso com a transformação da realidade. Ademais a criação de diferentes espaços de diálogos entre as distintas racionalidades tem conduzido ao desenvolvimento de outros projetos de pesquisa e extensão articulados ao PVPI e favorecido a construção da interculturalidade.
Palavras-chave
saúde indígena; educação popular; interculturalidade;
Referências
ANDRÉ, MEA. Estudo de Caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 3ª edição, 2008.
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