Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
POTÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Claudia Maria de Lima Graça, Livia Maria Santiago

Resumo


Considerando a carreira profissional como um meio à construção e a realização da satisfação profissional, e, sabendo o quanto a comunicação é um instrumento de extrema relevância a conquista do primeiro emprego, a manutenção do espaço conquistado e a melhoria no mercado de trabalho, nós, docentes e graduandos da Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizamos durante o período de agosto a novembro de 2013, um trabalho com os alunos do curso profissionalizante, ensino médio, do CAMP Mangueira. O objetivo geral dos encontros foi estimular através de técnicas fonoaudiológicas a conscientização e o aprimoramento de fatores que influenciam na comunicação, como: expressão facial, corporal, na qualidade vocal, prosódia, postura corporal, dentre outros. O trabalho aconteceu através de oficinas vivenciais que aconteceram uma vez por semana, as sextas feiras, no turno da tarde, com a duração de 30 minutos, no espaço de aulas dos alunos. A partir da avaliação perceptiva dos alunos em relação ao uso da sua performance comunicativa, os alunos da UFRJ, sob supervisão das docentes Cláudia Graça e Lívia Santiago, foi proposto uma série  exercícios e técnicas de dinâmicas de grupo que pudessem estimular, aprimorar e aperfeiçoar a comunicação em público e ocupacional, além das orientações específicas às necessidades de cada aluno. No final desses encontros, realizamos uma avaliação com os participantes e docentes do CAMP Mangueira que relataram o quanto o trabalho contribuiu para a qualidade do ensino profissionalizante e na qualidade da saúde da comunicação do público alvo. Ratificaram a importância das oficinas fonoaudiológicas e o diferencial na formação profissional de altíssima qualidade que desde 1988 vem sendo o marco do Círculo dos Amigos do Menino Patrulheiro – CAMP Mangueira.

Palavras-chave


saúde da comunicação; estética vocal; prevenção de saúde; fonoaudiologia preventiva;

Referências


Ferreira, LP; Giannini, SPP. Distúrbio de voz relacionado ao trabalho: proposta de um instrumento para avaliação de professores. Distúrb Comun, São Paulo, 19(1): 127-136, abril, 2007.
RZ Penteado, EAM Servilha. Fonoaudiologia em saúde pública/ coletiva: compreendendo prevenção e o paradigma da promoção de saúde.Distúrb Comun, São Paulo, 16(1): 107 - 116, abril, 2004.