Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
MESTRADO PROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: QUALIFICANDO SABERES E PRÁTICAS NO ÂMBITO DA SAÚDE DA FAMÍLIA, A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
Amanda Cavada Fehn, Elyne Engstrom

Resumo


A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS Rio) desde 2009 vem investindo na expansão da Estratégia de Saúde da Família (ESF), para tal ampliou a cobertura de serviços de APS de 3,5% para 40% até 2012, com mais de 800 equipes de saúde da família implantadas e uma carteira de serviços que cria novas possibilidades de ações a saúde da população. Imersos na lógica da ampliação dos serviços e da mudança desse modelo viu-se a importância de investir na gestão das pessoas no ambiente de trabalho, pois são elas os recursos mais importantes para se produzir mudanças no interior de uma organização Nesse contexto a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) em parceria com a SMS Rio e outras instituições acadêmicas criou em 2011 o curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde (MPAPS) com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Atualmente na segunda turma o curso conclui em dezembro de 2013 o processo de defesa de dissertações. A totalidade dos alunos está inserida na APS do município e tem perfil multiprofissional, incluindo a categoria médica que representa cerca de 50% dos alunos. Como estrutura pedagógica adotam-se as metodologias ativas baseadas em problemas, que tem como referência em seu processo de ensino e aprendizagem situações relacionadas às experiências práticas dos profissionais/alunos e que favorecem a reconstrução qualificada de suas O curso objetiva sistematizar o conhecimento técnico-científico produzido na prática dos profissionais de saúde e visa ampliar o desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho e contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito local. Além disso, constitui-se num ambiente de reflexão e inovação, potencializador de produções consistentes relativas às vivencias nos serviços locais de saúde e logo, no SUS.

Palavras-chave


Mestrado Profissional; Formação em Saúde; Qualificação Profissional ;Atenção Primária em Saúde

Referências


Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, site: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms. Acesso em 10 de dezembro de 2015.

GIL, Célia Regina Rodrigues. Formação de recursos humanos em saúde da família: paradoxos e perspectivas. Cad. Saúde Pública, v. 21, n. 2, p. 490-498, 2005.

Brasil, Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família com ênfase na Estratégia de Saúde da Família- Guia do Aluno, Rio de Janeiro, 2013.