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ABORDAGEM NA SALA DE ESPERA: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
Introdução: A sala de espera é uma estratégia de promoção de saúde realizada nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bela Vista CHAPECÓ – SC. Objetivo: Traçar estratégias de educação em saúde aos usuários que se encontram na sala de espera da UBS. Metodologia: O programa de intervenção teve duração de seis semanas, com intervenção semanal. As temáticas para abordagem dos usuários foram selecionadas através da realização de diálogos entre as acadêmicas, consulta a referencial bibliográfico, dados epidemiológicos e a partir da territorialização realizada, para então identificar fragilidades na saúde que poderiam ser enfatizadas. Eram abordados em média quinze usuários a cada intervenção. As temáticas foram voltadas para a promoção da saúde e prevenção de enfermidades. A temática “Prevenção da aterosclerose” informou sobre a prevenção da patologia através de um dado com informações sobre alimentação saudável. A temática “Você já bebeu água hoje?” objetivou informar a importância da ingestão de água, formas de ingerir e eliminar a mesma, usando frases nos jalecos sobre o assunto e distribuindo copos de água aos usuários. A temática “Evitando queimaduras” proporcionou conhecer as queimaduras e o procedimento adequado na ocorrência destas, utilizando figuras sobre prevenção, cuidados e classificação das mesmas. A temática “Risco cardiovascular” alertou os usuários sobre os principais fatores de risco cardiovascular através de cartaz ilustrativo e balões representando o coração. A temática “Fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), esclareceu o que é a HAS, como é mensurada, fatores de risco, a influência do sódio na pressão arterial e métodos de prevenção, utilizando uma badeja com alimentos e sua porcentagem de sódio. A temática “Não dê uma mão para os germes” demonstrou a prática correta de higienização das mãos e sua importância para a saúde, utilizando luvas de procedimento com figuras ilustrativas de bactérias. Resultados: Percebeu-se interesse significativo dos usuários frente às informações fornecidas pelas acadêmicas. Conclusão: As práticas realizadas foram relevantes tanto aos usuários que receberam as informações quanto as acadêmicas que traçaram estratégias de educação em saúde, adquirindo assim experiência prática na área da promoção em saúde. Portanto, práticas como essas devem ser qualificadas e implementadas a fim de que contribuam cada vez mais para a afirmação do SUS.