Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATIVIDADE DE MONITORIA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA CONSTRUÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Elane Nayara Batista dos Santos, Melissa Almeida Silva, Viviane Silva de Jesus, Samylla Maira Costa Siqueira

Resumo


Caracterização do problema: na graduação, a Monitoria apresenta-se como uma ferramenta de articulação entre docentes e alunos, objetivando aprendizado significativo e subsidiando trabalhos acadêmicos através de ações multiplicadoras. Nesta perspectiva, foi desenvolvida a monitoria da disciplina Vigilância em Saúde, do curso de enfermagem da Universidade Federal Bahia, como proposta para o aprendizado dos discentes sobre a Vigilância em Saúde. A experiência: as atividades da monitoria foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2013 e incluíram a participação na elaboração do cronograma, interação com docentes e discentes, contribuindo para o processo de aprendizagem e auxílio aos docentes na construção de materiais didáticos. Consistiram no apoio à pesquisa no Sistema de Informação da Atenção Básica, cálculo e análise de indicadores, traçando a análise da situação de saúde de um distrito sanitário de Salvador-BA e posterior construção de uma Sala de Situação de Saúde. Esta potencializou a compreensão da situação de saúde nos bairros onde os estudantes realizam suas práticas. Efeitos alcançados: as atividades desempenhadas pela monitora, em consonância com os conhecimentos dos docentes e discentes, resultaram na construção da Sala de Situação de Saúde, estratégia que permitiu a análise da saúde da população de um distrito sanitário de Salvador. Esta estratégia proporcionou aos alunos o conhecimento de que na perspectiva da Vigilância em Saúde as ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e curativas vão se basear na análise de indicadores demográficos, socioeconômicos e epidemiológicos. Por meio destes, é possível caracterizar a situação de saúde da população e serem organizadas ações coerentes com os determinantes sociais que refletem no processo saúde e doença, resultando em mudanças significativas. A Sala de Situação de Saúde apresentou-se como um instrumento importante para o desenvolvimento da reflexão crítica dos alunos acerca dos desafios enfrentados pelo SUS para reduzir as iniquidades sociais que têm reflexos na saúde dos usuários. Recomendações: organização do currículo de forma a possibilitar o acompanhamento do monitor também durante as aulas do componente curricular Vigilância em Saúde e não apenas no turno oposto, além de maior fidedignidade dos dados dos Sistemas de Informação, de forma a contribuir para a construção da Sala de Situação coerente com a realidade da população.

Palavras-chave


Sistema único da Saúde; aprendizado; Vigilância

Referências


1 Paim JS. Modelos de Atenção e Vigilância da Saúde. In: Rouquayrol, Maria Zélia & Almeida Filho, Naomar. Epidemiologia & Saúde. Rio de Janeiro, MEDSI, 2003, 6ª ed, (p. 567-71)

2 BAHIA, Secretaria da Saúde. Diretoria da Atenção Básica. SIAB: rotinas e procedimentos para municípios e regionais, 2006

3 Batistella C. Análise da Situação de Saúde: principais problemas de saúde da população brasileira. In: Fonseca, Angélica Ferreira (Org.) O território e o processo saúde-doença.  Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.