Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
USO DE ÁLCOOL POR ADOLESCENTES MULHERES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA DE IMPERATRIZ - MA
Celnia Teresinha Bastos de Paula Costa

Resumo


O álcool é a substância mais utilizada entre os jovens e adolescentes. Pesquisas recentes do Ministério da Saúde mostram que as mulheres estão consumindo mais álcool do que os homens. A partir desta notícia, o presente estudo é resultado da investigação preliminar do consumo de álcool entre as adolescentes do ensino médio matutino de uma escola estadual de Imperatriz – MA. Para a elaboração deste trabalho, realizou-se pesquisas bibliográficas; visitas e entrevistas com os gestores da Delegacia da Mulher, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Vara da Infância e da Juventude e Associação de Bairro do Parque Anhanguera, bairro no qual se localiza a Escola investigada. Consultou-se a diretoria da Escola para autorizar a aplicação dos questionários com as estudantes. Após a liberação, aplicou-se 124 questionários anônimos e objetivo de caráter quantitativo e qualitativo relacionado ao consumo de bebida alcoólica entre as adolescentes, com idades de 14 a 18 anos. Os resultados dos dados estatísticos mostraram que 59,64% das estudantes já ingeriram bebidas alcoólicas até novembro de 2013. A primeira vez que experimentaram álcool aos 15 anos contabiliza 33,75%, 18,9% experimentaram com 14 anos, e aos 16 anos, 17,55% relataram ter consumido a substância pela primeira vez. Esse dado mostra o quanto que a idade de início do consumo de álcool tem-se reduzido entre os jovens, sendo os dados nacionais preocupantes, assim como o da escola estudada. Das  adolescentes, 75,6% responderam que somente em festas ou ocasiões especiais ingerem bebidas alcoólicas. A influência dos amigos foi fator relevante quando questionadas a motivação do consumo de álcool, correspondendo a 66,15% das jovens. Contudo, 10,8% disseram ser motivadas ao uso por presenciarem seus pais e familiares consumindo a substância. Somente 21,44% relataram ingerir maior quantidade da bebida em comparação à primeira vez que experimentaram. No que concerne ao uso abusivo de álcool, 5,36% foram parar no hospital. Constatou-se no estudo que somente a Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz – MA, órgão ligado ao Tribunal de Justiça do Maranhão, trabalha no combate à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, vistoriando bares e boates da região, com objetivo de coibir o consumo da substância.

Palavras-chave


consumo de álcool; adolescentes mulheres; escola

Referências


BRUSAMARELLO, T. Consumo de drogas: concepções de familiares de estudantes em idade escolar. Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas, Ribeirão Preto/SP. Vol 4. N 1. Art 3. 2007. ISSN: 1806-6976. Disponível em: <http:www2.eerp.usp.br/resmad/artigos.asp> Acesso em: 10/11/2013.

FEIJÃO, F. Epidemiologia do consumo de álcool entre os adolescentes escolarizados a nível nacional e nas diferentes regiões geográficas. Revista Toxicodependências, Lisboa. Edição Idt. Vol 16. N 1. 2010 Pp. 29-46.

FONSECA, F. F. As vulnerabilidades na infância e adolescência e as políticas públicas brasileiras de intervenção. Revista Paul Pediatria, Montes Claros-MG. 2013. Vol 31. N 2. P. 258-64.

PADUANI, F. G. Consumo de álcool e fumo entre os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro. 2008. Vol 32. N 1. P. 66-75

SILVA, L. V. E. R. Fatores associados ao consumo de álcool e drogas entre estudantes universitários. Revista Saúde Pública, São Paulo. 2006. vol 40. n 2. p. 280-8.