Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A GARANTIA DO DIREITO À SAÚDE ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO DO JUDICIÁRIO: PERSPECTIVAS A PARTIR DA ATUAÇÃO DO COMITÊ ESTADUAL DE SAÚDE
Erica Simone Barbosa Dantas, Robson Antão de Medeiros

Resumo


Introdução – No Brasil, a saúde é um direito de todos e dever do Estado, direito este que deve ser garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O Sistema Único de Saúde – SUS completou 25 anos de existência com muitos reconhecidos avanços em benefício da saúde da população brasileira, mas também com grandes desafios no âmbito da gestão em saúde, principalmente, em relação à garantia do acesso às ações e serviços de saúde para um atendimento integral do cidadão. Objetivos - O presente estudo tem como objetivo apresentar as perspectivas na resolução dos casos de ações solicitando o acesso aos serviços do SUS através do judiciário a partir da atuação do Comitê Estadual de Saúde no Estado da Paraíba, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ.   Metodologia – Trata-se de um estudo exploratório com levantamento de informações através de análise documental que possam caracterizar as perspectivas a partir da atuação do Comitê Estadual de Saúde em casos de processos judiciais com pedido de acesso aos serviços do SUS.  Resultados - A judicialização da saúde através da ida dos usuários ao Judiciário para garantia de seus direitos representa um grande desafio para a gestão do SUS que não consegue atender à população de forma integral e equânime. Desta forma, iniciativas como os Comitês Estaduais de Saúde que visam a resolução deste problema são importantes opções por estabelecer um diálogo entre o judiciário e os gestores da saúde na busca de alternativas para a chamada judicialização da saúde. Conclusão - A busca por alternativas e soluções para atender de forma integral a saúde da população são alicerces fundamentais para o aprimoramento da gestão em saúde, consolidação do SUS e efetivação plena do Direito à Saúde.

Palavras-chave


Direito à saúde; judicialização; SUS

Referências


ANDRADE, L.O.M.  Evolução das políticas de saúde no Brasil. In:ANDRADE, L.O.M; BARRETO, I.C.H.C. SUS passo a passo: história, regulamentação, financiamento, políticas nacionais. 2 ed. rev.ampl.São Paulo: Hucitec, 2007.

ARRETCHE, M. A política da política de saúde no Brasil. In: LIMA, N.T. (Org.) Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988 – texto constitucional de 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais de n. 1, de 1992, a 55, de 2007, e pelas Emendas Constitucionais de Revisão de n. 1 a 6, de 1994. 28 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. 12.a Conferência Nacional de Saúde: Conferência Sérgio Arouca. Brasília, 7 a 11 de dezembro de 2003. Relatório final. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CARVALHO,J.M. Cidadania no Brasil: o longo caminho.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2011.

COELHO, I.B. Democracia sem equidade: um balanço da reforma sanitária e dos dezenove anos de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.15, n.1, p.171-183, 2010.

COHN, A. O estudo das políticas de saúde: implicações e fatos. In: Tratado de Saúde Coletiva. CAMPOS, G.W.S. et all. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2009.

COMPARATO, F.K. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2007.

CORREIA, M.V.C. Que controle social? Os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000.

DAGNINO, E. Sociedade Civil e Espaços Públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ESCOREL, S; NASCIMENTO, D.R.; EDLER,F.C.  As Origens da Reforma Sanitária e do SUS. In: LIMA, N.T. (Org.) Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

FIGUEIREDO, M.F. Direito Fundamental à Saúde: parâmetros para sua eficácia e efetividade. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2007.

GERSCHMAN, S. A Democracia Inconclusa: um estudo da Reforma Sanitária brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004.

GOHN, M.G. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas Clássicos e Contemporâneos. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

HOCHMAN, G. A Era do Saneamento: as bases da política de saúde pública no Brasil. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

LINDI, L.O desafio das minorias, que cidadania? In: SANTORO, E. et al.(Org). Direitos Humanos em uma época de insegurança. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2010.

LUZ, M.T. Novos Saberes e Práticas em Saúde Coletiva: Estudos sobre Racionalidades Médicas e Atividades Corporais. São Paulo: Hucitec, 2005.

MACHADO, C.V.; BAPTISTA, T.W.F.; LIMA,L.D. O planejamento nacional da política de saúde no Brasil: estratégias e instrumentos nos anos 2000. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, p.2367-2382, 2010.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, p. 2297-2305, 2010.

MENDES, E.V. Os grandes dilemas do SUS: tomo II. Salvador: Casa da Qualidade Editora, 2001.

MERHY, E.E. A rede básica como uma construção da saúde pública e seus dilemas. In: MERHY, E.E.; ONOCKO, R.(Org.). Agir em Saúde: um desafio para o público. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

MERHY. E. E. A saúde pública como política: um estudo de formuladores de políticas. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2006.