Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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OFICINANDO ARTE E EDUCAÇÃO: A SALA DE AULA COMO UM ESPAÇO DE INTEGRALIDADE
Carina Elisangela de Oliveira, Betina Berlitz, Monalisa da Silva Pinheiro

Resumo


O presente relato tem como objetivo descrever a experiência de trabalho com oficinas sobre Arte, Educação e Saúde com alunos do 3ª semestre do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. A oficina a ser descrita, teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre o uso de diferentes estratégias relacionadas com Arte para o desempenho de um cuidado integral ao sujeito. Temos o entendimento de que o processo do educar em saúde e o cuidado de enfermagem são enriquecidos quando utilizamos a Arte como o princípio meio e fim do processo educativo, visto que as crenças, valores, padrões de comportamento, métodos de resolução de problemas e as vivências do indivíduo determinam o seu entendimento no processo de saúde. Neste sentido, foram contemplados os temas: música, poesia, cinema, literatura, fotografia e teatro, (co)relacionado com seus usos em ambientes de cuidado do Sistema Único de Saúde para a promoção da integralidade. Entende-se que educar em saúde é uma das competências de maior relevância no cotidiano de trabalho do enfermeiro nas mais diversas frentes de atuação, em que se busca uma interação entre educador e educando com a finalidade não apenas de informar, mas principalmente de trocar experiências e conhecimentos que favoreçam a promoção de hábitos saudáveis de vida. A oficina acontece uma vez por semestre e está inserida na disciplina de Psicologia Aplicada a Enfermagem e tem duração total de 3h20min. No decorrer da oficina foram expostos diversos tipos de estratégias artísticas utilizadas em diferentes cenários de saúde. Os alunos na medida em que a exposição ocorria, foram convidados a participar cantando, lendo e se emocionado com as histórias. Além disso, observamos que eles se sentiram convidados a problematizar o impacto do uso da arte como uma ferramenta de trabalho. Partimos da ideia de que a presença da arte na vida das pessoas não é mero subterfúgio utilizado para distração ou privilégio de alguns entendidos, na verdade a proposta é começar todo dia a mudar alguma coisa, mesmo que seja uma mudança por vez, em cada um de nós. Sendo assim, por meio das oficinas nós podemos proporcionar aos alunos uma experiência diferenciada de contato com a arte no primeiro trimestre do curso, provocando discussões e sensibilizando para o uso destas estratégias durante a trajetória acadêmico profissional.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Arte; Psicologia em Enfermagem.