Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROGRAMAÇÃO METABÓLICA: VIVÊNCIA CULINÁRIA FACILITANDO A EDUCAÇÃO CONTINUADA A PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Christiane Leal Correa, Anne Marcelle Marques Coelho, Marta Correa Gomes

Resumo


Programação Metabólica é considerada uma alteração permanente de determinada função, consequente a um imprinting ocorrido em um período crítico de desenvolvimento, como a gestação. Pode ser determinado pela falta de nutrientes. A realização de oficinas culinárias favorece espaço coletivo de atualização a profissionais de saúde, incentivando-os a multiplicação da informação em saúde. O objetivo é oferecer a oficina culinária como forma de educação continuada e atualização profissional em Programação Metabólica onde, além do conteúdo teórico, serão elaboradas preparações que possam reduzir os riscos da programação metabólica em gestantes, contribuindo para promoção da saúde desta população. A experiência foi realizada pela Nutrição do NASF oficina culinária com a apresentação do Iogurte Natural Caseiro, preparação de fácil elaboração, saborosa, nutritiva e de baixo custo. Durante a atividade foram abordados aspectos importantes sobre alimentação saudável, alimentação da gestante, programação metabólica e técnica dietética. Os profissionais participantes foram de nível médio e superior, pertencentes a uma unidade básica de saúde. Como resultados, os profissionais de saúde sentiram-se motivados em participar de uma atividade de educação continuada, voltada também para atualização profissional por abordar um tema atual e de relevância na saúde pública, sendo desdobrada em atividade prática como a vivência culinária. Houve uma boa participação, tendo sido capacitados 80% dos profissionais da unidade, que se sentiram motivados e seguros em multiplicarem esta prática e a informação em saúde nos seus territórios de abrangência. Concluímos então que se faz necessário o uso de ideias criativas em alimentação e nutrição que incorporem atividades práticas que promovam, além da atualização profissional e educação continuada, momentos de satisfação em aprender, aproximando temas relevantes em saúde da prática clínica.

Palavras-chave


programação metabólica, oficinas culinárias, educação continuada, profissionais de saúde

Referências


BARKER D.J.The fetal and infant origins of disease.Eur J Clin Invest, 25: 457-463, 1995.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Diretrizes do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Brasília. 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde.A Educação Permanente entra na roda: polos de educação permanente em saúde. Conceitos e caminhos a percorrer. 36 p. 2005a.

CASTRO, I. R. R. et al . A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 20,  n. 6, dez.  2007 .