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CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS TRANSVERSAIS NAS RESIDÊNCIAS INTEGRADAS EM SAÚDE NO CEARÁ
Resumo
Diante das necessidades sociais e epidemiológicas de saúde no Ceará, a ESP-CE decidiu implantar as Residências Integradas em Saúde (RIS), em quatro ênfases - Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Saúde Coletiva e Cancerologia. Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção compartilhada e participativa, a partir do prisma do quadrilátero da formação, do currículo integrado da RIS e discutir a implantação dos programas segundo o currículo proposto. A metodologia para construção das competências se deu por meio da participação dos distintos atores as voltas da formação em saúde - formação, gestão, atenção e participação popular – em oficinas de construção de competências aos quais os participantes se debruçavam em diversas etapas na construção do específico para o núcleo profissional, do comum as profissões em dada ênfase, e o transversal a todos os programas da RIS. Com perguntas geradoras em que a necessidade percebida pelos atores na prática do profissional, nas distintas esferas de atuação, eram as fomentadoras do diálogo, os círculos de cultura que nortearam a metodologia dos cinco turnos de encontro. Em um total de 44 sessões de oficinas, produziram materiais para as distintas categorias profissionais que compõem as RIS em cada ênfase e construiu-se o material para competências do campo comum na ênfase e transversal a toda a RIS. As principais: Compreensão das interfaces do território e produção de saúde, Organização do trabalho em saúde centrado nas linhas de cuidado e clínica ampliada, Colaboração multiprofissional e ação interdisciplinar, Fomento a educação permanente e formação pelo trabalho. A análise dos resultados alcançados nas oficinas vem mostrando a correlação com o indicado na literatura que afirma como possíveis as possibilidades de atuação do profissional fomentando a integralidade da atenção nos serviços de saúde, através da formação em saúde adequada aos contextos e políticas de saúde. O rompimento dos núcleos profissionais rígidos na formação em saúde, historicamente centradas em procedimento, e a legislação atual, entretanto, mostram-se como grandes promotores de entraves na construção com vistas a organização multiprofissional da atuação. A RIS, em seu primeiro ano de implantação, vem evidenciando que as necessidades de saúde e currículo baseado em competência pode ser um indutor de Educação Permanente em Saúde, cuja meta é a própria transformação do cotidiano das práticas de saúde.
Palavras-chave
Educação Permanente em Saúde; Residência Multiprofissional; Formação em Saúde