Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS TRANSVERSAIS NAS RESIDÊNCIAS INTEGRADAS EM SAÚDE NO CEARÁ
Pedro Renan Santos de Oliveira, Amanda Cavalcante Frota, Nara Albuquerque Goes, Rosane Maerschner, Luisa Cela de Arruda Coelho, Nubia Dias Caetano, Marcia Araujo Lustosa, Juliana Burlamaqui, Gisele Melo Soares, Juliana Eller Tovar

Resumo


Diante das necessidades sociais e epidemiológicas de saúde no Ceará, a ESP-CE decidiu implantar as Residências Integradas em Saúde (RIS), em quatro ênfases - Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Saúde Coletiva e Cancerologia. Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção compartilhada e participativa, a partir do prisma do quadrilátero da formação, do currículo integrado da RIS e discutir a implantação dos programas segundo o currículo proposto. A metodologia para construção das competências se deu por meio da participação dos distintos atores as voltas da formação em saúde - formação, gestão, atenção e participação popular – em oficinas de construção de competências aos quais os participantes se debruçavam em diversas etapas na construção do específico para o núcleo profissional, do comum as profissões em dada ênfase, e o transversal a todos os programas da RIS. Com perguntas geradoras em que a necessidade percebida pelos atores na prática do profissional, nas distintas esferas de atuação, eram as fomentadoras do diálogo, os círculos de cultura que nortearam a metodologia dos cinco turnos de encontro. Em um total de 44 sessões de oficinas, produziram materiais para as distintas categorias profissionais que compõem as RIS em cada ênfase e construiu-se o material para competências do campo comum na ênfase e transversal a toda a RIS. As principais: Compreensão das interfaces do território e produção de saúde, Organização do trabalho em saúde centrado nas linhas de cuidado e clínica ampliada, Colaboração multiprofissional e ação interdisciplinar, Fomento a educação permanente e formação pelo trabalho. A análise dos resultados alcançados nas oficinas vem mostrando a correlação com o indicado na literatura que afirma como possíveis as possibilidades de atuação do profissional fomentando a integralidade da atenção nos serviços de saúde, através da formação em saúde adequada aos contextos e políticas de saúde. O rompimento dos núcleos profissionais rígidos na formação em saúde, historicamente centradas em procedimento, e a legislação atual, entretanto, mostram-se como grandes promotores de entraves na construção com vistas a organização multiprofissional da atuação. A RIS, em seu primeiro ano de implantação, vem evidenciando que as necessidades de saúde e currículo baseado em competência pode ser um indutor de Educação Permanente em Saúde, cuja meta é a própria transformação do cotidiano das práticas de saúde.

Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde; Residência Multiprofissional; Formação em Saúde