Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
APOIO E CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO: A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO DE UM NASF NA CAP 3.3/RJ RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NASF PÓLO SYLVIO FREDERICO BRAUNER
Anne Marcelle Marques Coelho, Luiza da Costa Mendes, Juliana Alves Moreira de Souza, Priscila Vital Ximenes, Vania Lopes Silva, Leandro Francisco Leal

Resumo


O trabalho do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família - no município do Rio de Janeiro vem sendo construído e aperfeiçoado continuamente. Na CAP 3.3 tem sido fruto de estreitas discussões. Vários atores se engajam nessa empreitada que exige, dentre outros atributos, parceria com a gestão. No NASF Pólo Sylvio F. Brauner, tal implementação tem ocorrido partindo do empenho da própria equipe do NASF elaborando ideias criativas de abordagem ás equipes de referência e do apoio da gestão em saúde incluindo desde a CAP – Coordenadoria de Area Programatica –, passando pela Organização Social Viva Comunidade, até as gerências das unidades básicas apoiadas. Oficinas de apresentação, reuniões com os NASF´s, encontros com gerentes, profissionais das unidades envolvidas e trocas de experiências são estratégias utilizadas que, moderadas pela gestão, apresentam a nova lógica do trabalho facilitando a compreensão e inserção desta equipe nas unidades. Ações contínuas de aperfeiçoamento profissional e apoio tem se mostrado eficientes para organização e direcionamento do trabalho. Visitas dos gestores de área e dos assessores técnicos representam papel importante na construção da confiança e consolidação da equipe. Canais de comunicação acessíveis aos gestores tem facilitado na dissolução de dúvidas, oficialização de parcerias, agendamento de encontros e atividades ou mesmo compartilhar algumas angústias que impulsionam a resolutividade de situações adversas. A gestão tem exercido papel importante no direcionamento e organização do processo de trabalho deste NASF, mostrando companheirismo, lançando mão de estratégias acolhedoras, sendo corresponsáveis nessa construção focando principalmente contribuir para melhor qualidade de vida da população.

Palavras-chave


NASF, apoio da gestão, construção do processo de trabalho

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Diretrizes do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Brasília. 2009.

BRASIL. 2008. Ministério da Saúde. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008.