Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: COMUNICAÇÃO EM CONSELHOS DE SAÚDE UM DESAFIO
Ana dos Santos Pedra Paula, Écio Marques Benedito

Resumo


É inquestionável que a comunicação possui fundamental papel dentro dos conselhos de saúde, até mesmo como processo decisório e estratégico na dimensão política. É um instrumento de mobilização política; colabora para que os conselheiros e a sociedade tomem decisões conscientes, e auxilia no estabelecimento de estratégias para a democratização do SUS. Depara-se com um crescimento na divulgação de informações no setor saúde, o que é um avanço relativo. Todavia ainda é um imenso desafio a disseminação dessa informação para todos os usuários do SUS, pois essa disponibilização de informação não representa necessariamente que ela seja democrática e de interesse dos conselhos, pois os meios de informação muitas vezes são dominados por representações políticas partidárias. Sabe-se a importância que a participação popular possui para a sociedade, e os conselhos de saúde são exemplos desses avanços como forma de democratização social. Entretanto muitas são as dificuldades para o cumprimento das obrigações dos conselhos, o que faz com que o mesmo seja contraditório em relação aos seus princípios norteadores. Uma comunicação democrática, e processos comunicacionais estabelecidos de forma dialógica podem permitir o aprofundamento desta mobilização e engajamento popular. É inerente assim, a necessidade, articulação, criação ou adaptação de meios de comunicação que consigam atingir positivamente os conselhos de saúde. Um sistema de comunicação independente possibilitará o empoderamento dos conselheiros, para seu papel social e político se tornem efetivos, possam fazer face ao poder político e econômico, contrários a uma saúde pública no Brasil. O Observatório de Controle Social, por meio do grupo de monitoramento, vem criando e discutindo alternativas, possíveis e modernas, para implantar no Conselho Municipal de Saúde de Betim, formas de levar aos conselheiros, informações fundamentais para o desenvolvimento do seu trabalho, e para a sociedade como um todo, como forma de fomentar a participação da sociedade no âmbito da saúde. Tem-se encontrado dificuldades para a implantação de um sistema, devido à escolha do meio de informação mais adequado ao perfil dos conselheiros, o tipo de informação a ser disponibilizada, entretanto tem-se buscado através de pesquisas e oficinas, aproximação mais profunda do Observatório com os conselheiros, para que consiga-se democratizar essas informações.

Palavras-chave


Participação popular; Comunicação em Saúde; Informação para conselhos de Saúde.

Referências


PITTA, Áurea Maria da Rocha; MAGAJEWSKI, Flávio Ricardo Liberali. Políticas Nacionais de comunicação em tempos de convergência tecnológica: uma aproximação ao caso de saúde. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.4 , n.7, p.61-70, 2000.

 

PERUZZO,Cicilia Maria Krohling. Revisitando os conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. P 1-17, 2006.

 

BRANCO, Maria Alice F. Informação e tecnologia: desafios para a implementação da rede nacional de informações em saúde. Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 1998. p 95-123.

 

Brasil, 2006. Caderno mídia e saúde pública / Adriana Santos (org). – Belo Horizonte:Escola de Saúde Publica/FUNED.