Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO E TRABALHO EM SAÚDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Tatiana Ramminger, Martinho Braga Batista e Silva, Iacã Machado Macerata

Resumo


Caracterização do problema: Em parceria com a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro, fomos convidados a organizar um curso de atualização em álcool e drogas para os trabalhadores de saúde da região. Nosso objetivo é poder partilhar o processo de montagem e efeitos produzidos pelo curso. Descrição da experiência: Nossa intenção foi pensar um curso que pudesse produzir outros olhares sobre o cuidado de pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas, para além das intervenções homogêneas, normalizadoras e, não raras vezes, moralistas. Para isso, era fundamental criar dispositivos que pudessem garantir o diálogo permanente com as experiências dos nossos alunos-trabalhadores da rede de saúde. Nosso objetivo, portanto, não foi "repassar" um determinado conhecimento, mas construir um campo de aprendizagem coletivo, de troca de diferentes saberes, sejam acadêmicos ou da experiência. Foi assim que partimos de uma triangulação de métodos pedagógicos, envolvendo: 1) Aulas expositivas e Caderno de textos acadêmicos: contribuição dos saberes acadêmicos, formalizados e disponíveis; 2) Diários de campo, tanto dos alunos-trabalhadores, como dos facilitadores, visando o registro singular e sistemático do processo de ensino-aprendizagem, inquietações, dúvidas e experiências vividas no campo de trabalho; 3) Trabalhos de campo e Seminários de discussão dos diários e trabalhos de campo, buscando o compartilhamento das experiências de trabalho. Em termos de conteúdo, o curso foi configurado, considerando quatro eixos: SUS e Reforma Psiquiátrica, História e Antropologia das Drogas, Redução de Danos e Clínica Ampliada. Efeitos Alcançados: O curso segue em andamento, mas já percebemos a potência desta metodologia, que traz para a cena o trabalho concreto e cotidiano como base do processo de educação permanente. Recomendações: A partir do diário de campo, produzido como hipertexto pelos facilitadores, e da avaliação dos alunos-trabalhadores, pretendemos avançar na discussão e desenvolvimento de metodologias de ensino ativas de ensino, que coloquem em diálogo distintos saberes e experiências.

Palavras-chave


Educação Permanente - Trabalho em Saúde - Álcool e Drogas

Referências