Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DESIGUALDAES DE GÊNERO EM PESSOAS QUE VIVEM COM HIV, CANOAS – RS
Roger Flores Ceccon, Stela Nazareth Meneghel, Bibiana Edeline Schreiner

Resumo


OBJETIVO: Analisar as desigualdades de gênero presentes na vida de pessoas com HIV no município de Canoas – RS.

MÉTODOS: Estudo transversal cuja amostra foi de 300 pessoas que vivem com hiv cadastradas em um serviço de referência do município de Canoas - RS. A análise foi realizada segundo o sexo e identificaram-se as desigualdades de gênero em relação aos aspectos sociodemográficos, clínicos e psicológicos. A análise estatística foi realizada com o software SPSS. As variáveis foram associadas através do teste Qui-Quadrado e considerou-se significativo um p<0,05.

RESULTADOS: A maioria das pessoas investigadas tinha a pele branca, baixa escolaridade, solteira, heterossexual e salariada. A principal forma de transmissão da doença foi por relação sexual e a maior parte não referiu doenças oportunistas, tinha CD4>350 células, carga viral detectável e aderia ao tratamento. As variáveis opção sexual, situação conjugal, ocupação, uso de drogas, forma de transmissão e aspectos mais influenciados após diagnóstico foram estatisticamente diferentes entre os sexos (p<0,05).

CONCLUSÃO: As desigualdades de gênero estiveram presentes na vida das pessoas que vivem com hiv, reforçando a necessidade de se considerar os fatores relacionados à gênero na atual configuração da epidemia da aids.


Palavras-chave


Hiv; Aids; Gênero