Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS MÉDICOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS
Luciana Souza D'Ávila, Lucília Nunes de Assis, Marilene Barros de Melo

Resumo


O Programa de Educação Permanente dos Médicos de Família foi instituído em um Estado da região sudeste a partir de parcerias com faculdades de medicina e a prefeitura da capital do Estado investigado. Sua estrutura conta com Grupos de Aperfeiçoamento da Prática (GAP), composto de 8 a 12 médicos que integram a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de uma mesma região de saúde. Sua estrutura conta com quatro estratégias educacionais adequadas à necessidade de cada grupo, de quatro horas mensais cada uma, dentro do horário de trabalho: a) Plano de Desenvolvimento Profissional (PDP), ferramenta para promover a autoaprendizagem e a identificação das fragilidades profissionais individuais, sobre as quais são traçadas estratégias; b) Módulos de Capacitação, reuniões pautadas em eixos temáticos estabelecidos pela identificação de prioridades pelos gestores e médicos do GAP; c) Treinamento de Habilidades Clínicas, acompanhamento e avaliação de um preceptor/ facilitador do atendimento clínico e; d) Ciclo de Aperfeiçoamento de Prática Profissional (CAPP), pilar da ação educacional do PEP, espaço permanente de discussão e de proposição crítica da prática, a partir da análise das consultas, eventos, prontuários, dos mecanismos de auditoria clínica e operacional; da discussão de casos clínicos e de protocolos. O presente trabalho resulta de uma ampla pesquisa sobre o programa e apresenta as imagens, ideias e percepções dos médicos e supervisores em relação às possibilidades de sua metodologia. Foram realizadas entrevistas com coordenadores das instituições executoras e grupos focais com supervisores e médicos participantes do PEP. A partir da análise de conteúdo apreenderam-se que as possibilidades metodológicas do PEP se referem ao espaço que o CAPP abre para a discussão dos problemas relacionados ao cotidiano de trabalho da ESF e o vínculo entre os pares pela escuta compartilhada. Alguns médicos ressaltaram que o PDP viabiliza a identificação de suas fragilidades e a busca pelo conhecimento. Alguns supervisores afirmam que as técnicas empregadas para a abordagem pedagógica no PEP têm contribuído para os mesmos enquanto docentes. Ressaltaram que os GAP constituídos por médicos com diferentes especialidades favorecem o desenvolvimento do PDP na área específica da especialização. Em síntese, o PEP é uma ótima ferramenta para a atualização e qualificação profissional, o desenvolvimento de habilidades específicas e o reforço do trabalho em equipe.