Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A FAMÍLIA NO CUIDADO A PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Sara Cordeiro Eloia, Eliany Nazaré Oliveira, Suzana Mara Cordeiro Eloia, Danyela dos Santos Lima, Rafaella Marques Vieira

Resumo


Introdução: No contexto atual de atenção à saúde mental, em que práticas de isolamento em hospitais psiquiátricos deixam de ser o foco da atenção, cedendo à reorganização do modelo assistencial com a implantação gradativa e crescente de uma rede de cuidados (ARANHA E SILVA; FONSECA, 2005), a família passa a ter importante papel na assistência psiquiátrica, como a principal provedora de cuidados. Objetivo: Analisar publicações científicas disponíveis eletronicamente que abordem o envolvimento da família no cuidado a pessoa com transtorno mental. Método: Adotou-se o método de revisão integrativa ao realizar a busca de estudos junto à Biblioteca Virtual de Saúde, acessando as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e portal SCIELO. A seleção dos artigos ocorreu no mês de outubro de 2013, a partir dos descritores família, saúde mental e transtorno mental, associados pelo operador booleano and. Resultados: Identificaram-se 15 artigos científicos do tipo original, disponíveis em textos completos e publicados na língua portuguesa, que discutiam a participação da família nos cuidados ao portador de transtorno mental, no paradigma da reabilitação psicossocial. Os resultados foram analisados por meio da técnica de análise textual qualitativa, permitindo identificar e isolar enunciados dos conteúdos, que se denominaram de unidades de análise. A partir da compreensão destas unidades, emergiram-se as categorias: O papel da família no cuidado com o portador de transtorno mental, Dificuldades e limitações da família no enfrentamento da doença e as Necessidades da família que convive com a pessoa que apresenta transtorno mental. Conclusão: Foi identificado que a própria família reconhece a grande responsabilidade que possui em prestar auxílio ao familiar doente. Essa missão, porém, é complexa, e possui dificuldades que se fazem presentes desde a convivência e relacionamento com a pessoa com transtorno mental até ao lidar com as situações imprevisíveis de crise, que podem causar frustrações quanto à expectativa de cura. Para que os serviços de atenção à saúde mental possam prestar uma melhor assistência a essa clientela, é essencial conhecer as necessidades dessas famílias para se buscar a resolução dos problemas de forma sistematizada, utilizando-se de embasamentos científicos.

Palavras-chave


Família; Saúde mental; Transtorno mental

Referências


ARANHA E SILVA, A. L.; FONSECA, R. M. G. S. Processo de trabalho em saúde mental e o campo psicossocial. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 13, n. 3, p. 441-449, 2005.