Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO CAMINHOS DO CUIDADO – FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM – UMA OUSADIA PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE
Renata Pekelman, Suely Barrios, Pedro Augusto Papini, Thaís Maranhão, Juliana de Bittencourt Escobar, Rita Barboza, Karina Sirangelo, Filipe Furlan, Marco Aurélio Jorge, Sérgio Alarcon, Antonio Lancetti, Stefanie Kulpa, Marise Ramoa, Angelica Bomm, Lisiane Boer Possa

Resumo


Caracterização do problema: A necessidade de ampliar a rede de cuidado em Saúde Mental para a efetivação da Reforma Psiquiátrica e da Reforma Sanitária é um tema atual e urgente. Para isso, a formação dos profissionais de saúde da Atenção Básica em relação à saúde mental vem sendo percebida como uma das estratégias para a essa ampliação. Sob a coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGETS) em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)/RJ e com o Grupo Hospitalar Conceição(GHC)/ RS, o projeto Caminhos do Cuidado propõe a formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares ou técnicos de enfermagem das estratégias de saúde da família, contribuindo para a construção de uma resposta. Neste relato apresenta-se o projeto pedagógico do Caminhos do Cuidado, do curso propriamente dito e de seus outros desdobramentos como a formação de tutores e de orientadores de aprendizagem e a elaboração do material educativo dos cursos. Descrição da experiência: O projeto foi desenvolvido por um núcleo pedagógico responsável pela elaboração do material educativo e pelo planejamento da formação de três diferentes grupos de trabalhadores, desenvolvido em três etapas. A primeira é a formação do orientador de aprendizagem, que junto com o núcleo pedagógico acompanha a formação dos tutores. A segunda é a formação dos grupos dos tutores, que desenvolverão a formação dos ACS/ATEnf. O curso de tutores possui dois módulos, o primeiro presencial e um segundo modulo à distância que objetiva principalmente o apoio e acompanhamento do trabalho do tutor em sala de aula. A terceira é a formação dos ACS/ATEnf.  Os três cursos estão baseados na metodologia da problematização, refletindo sobre as questões cotidianas enfrentadas no trabalho relacionadas à saúde mental na Atenção Básica. Os orientadores do projeto tem graduação na área da saúde com especialização em Saúde Coletiva/Saúde Pública/Saúde Mental/Atenção Básica e experiência de 2 anos na AB ou SM. Os tutores tem graduação na área da saúde e experiência mínima de 1 ano na AB ou SM. Efeitos alcançados: Potencializar a rede de cuidados em saúde mental considerando que nos espaços de formação se estabelecem relações entre trabalhadores da rede de serviços do SUS, de forma capilarizada. Recomendações: Desenvolver o projeto até alcançar suas metas e incorporar a metodologia e seus conteúdos na formação do ACS/ATEnf nas Escolas Técnicas do SUS.

Palavras-chave


Atenção Básica;Saúde Mental