Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PAPEL DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE (PMAQ) NO INCENTIVO À EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ATENÇÃO BÁSICA
Regina Pedroso, Daniela Tozzi Ribeiro, Alice Jacques Fattore, Thais Chiaponotto dos Santos, Mirceli Goulart Barbosa, Alcindo Antônio Ferla

Resumo


A importância da Educação Permanente (EP) nas equipes de saúde é unânime entre os trabalhadores. Porém, diante de sua complexidade e de um cotidiano atarefado, essa estratégia torna-se secundária para a qualificação dos processos de trabalho. Conhecendo sua relevância, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) incentiva práticas e o desenvolvimento de ações da EP entre os trabalhadores nos serviços de saúde. O PMAQ dialoga com os elementos da EP, ressaltando a necessidade de aprimoramento na organização dos serviços, e enriquecimento na aquisição de conhecimentos e de novas tecnologias. Contribui também para que estas equipes possam problematizar suas ações e aprimorar o diálogo sobre o assunto. Segundo o programa, um dos compromissos dos gestores municipais é realizar ações de EP para as equipes da Atenção Básica (AB) porém a escassez de ações e a falta de um programa específico instituído pelos mesmos instiga os profissionais da AB a enxergar no PMAQ uma oportunidade constante de repensar seus processos de trabalho. Durante a fase de avaliação externa, percebeu-se nos relatos dos trabalhadores entrevistados a ideia de que este espaço pode gerar um impacto positivo nas equipes, inclusive colaborando para o aumento da motivação. O programa também propõe uma articulação entre os processos de EP e estratégias de apoio institucional (AI), a fim de multiplicar as alternativas de enfrentamento diante das dificuldades vivenciadas pelos trabalhadores no seu cotidiano. Durante diálogo com os trabalhadores no processo avaliativo do PMAQ foi problematizada a falta de espaços de EP nas equipes, para oportunizar a expressão dos atores e suas demandas, vivenciadas diariamente conforme as singularidades de seu território.

Palavras-chave


Educação Permanente, PMAQ, Atenção Básica

Referências


Albanaes, Helton Carlos. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e sua Relação com a Qualidade dos Serviços Prestados nos Centros de Saúde. Disponível em: http://gsp.cursoscad.ufsc.br/wp/wp-content/uploads/2013/03/Anais-GSP-Volume-4-Artigo-5.pdf Acesso em: 10/12/2013.


Pinto, Hêider Aurélio; Souza, Allan; Florêncio, Alexandre Ramos. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: Reflexões sobre o seu desenho e processo de implantação. Disponível em: http://www.pucsp.br/prosaude/downloads/bibliografia/texto_13.pdf Acesso em: 10/12/2013.