Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
UM OLHAR MULTIPROFISSIONAL NA VISITA DOMICILIAR PARA A INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE ÓBITOS MATERNOS, FETAIS E INFANTIS
Elaine Cabral, Elaine Soares, Elani Rodrigues, Helena Ramires, Renata Gutierrez

Resumo


Nos últimos anos ocorreram transformações do perfil epidemiológico da população (aumento da expectativa de vida e consequentemente um aumento da incidência das doenças crônicas) como consequência houve uma maior procura pelos serviços de saúde e necessidade de mudança na forma da prestação de serviços à população. A implantação do Programa Saúde da Família (PSF) em 1994 buscou atender este novo modelo de atenção em saúde. O objeto de estudo desta pesquisa foi “Um olhar do enfermeiro para atenção domiciliar, com foco na investigação dos óbitos ocorridos em seu território adstrito”. Para tanto, foi realizado um estudo retrospectivo tendo as seguintes questões norteadoras: Quais as atribuições e formação da equipe multiprofissional envolvida neste cenário? Como se configura a atuação das equipes na visita domiciliar quando ocorre um óbito materno, fetal ou infantil? Na implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil houve capacitação das equipes para a realização das investigações de óbito? Buscando responder a essas questões a pesquisa aborda a implementação do PSF hoje denominado ESF, a formação da equipe multiprofissional e a realização da visita domiciliar no contexto da comunidade assistida e das situações encontradas. Desde a implantação da ESF é observada a dificuldade de integração dos saberes mantendo a especificidade de cada componente da equipe multidisciplinar no trabalho. Isso significou a reorganização do sistema de saúde, substituindo antigas praticas e promovendo a construção e a valorização do trabalho em equipe inclusive para a investigação e qualificação dos óbitos. Na conclusão é postulado a importância deste trabalho como contribuição profissional para as equipes envolvidas na pesquisa que dentre suas atribuições atende a família onde ocorreram os óbitos.

Palavras-chave


Estratégia; Multiprofissionais; Visita domiciliar.

Referências


Siva C.C; Silva A.T.M.C; Losing A.A – A interação e articulação entre as ações de saúde da família (revista eletrônica de enfermagem 30/04/2006).

Santos M.R – Atribuições legais do enfermeiro no programa de saúde da família: dificuldades e facilidades (boletim de saúde / Porto Alegre / volume 17 / numero 2/ julho /dezembro 2003).

Leal, D.C.M.F; Monterio, E.M; Barbosa, M.A – Os horizontes da percepção do enfermeiro do PSF sobre os limites de sua legislação (revista da UFG volume 6, N° especial, Dezembro/2004 online (WWW.proec.ufg.br).

Salmeron, S.A; Fucitalo, A,R – Programa de saúde da família: o papel do enfermeiro na área de saúde da mulher (saúde coletiva, ano /vol 4, numero 019, editora Bolina São Paulo, Brasil p.p 25-29).

Marconi, M.A; Lakatos, E.M – Fundamentos de metodologia cientifica 2003. Editora Atlas – São Paulo.

Martins, G.A – Manual para elaboração de monografia e dissertação. Editora Atlas 3° edição/ 2002 p.61 – São Paulo.

Ministério da Saúde – O trabalho do agente comunitário de saúde (ano 2000 3° edição, Revista Ampliada e Atualizada).

Santoro D; Silva R.C.L; Silva C.R.L; Porto F; Amorim W; Rodrigues A.S; Rangel J,R; Voivodic R – Uimo nos concursos enfermagem. Editora Aguia Dourada 2° edição / 2009 pp. 435 – 438.

Protocolo de enfermagem na atenção primária a saúde / Prefeitura Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Subsecretaria Geral. Rio de Janeiro: Prefeitura 2012.

Brasil, Instituto para o desenvolvimento da saúde. Universidade de São Paulo. Ministério da Saúde. Manual de Enfermagem/ Instituto para o desenvolvimento da saúde. Universidade de São Paulo. Ministério da Saúde – Brasília: Ministério da Saúde 2001.

Bittencourt S; Dias M; Duarte M – Vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuação em comitês de mortalidade. Rio de Janeiro, EADI / ENSP, 2013.

Saúde da família – Uma estratégia para reorientação do modelo assistencial. Brasília. Ministério da Saúde 1997.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de atenção básica. Saúde na escola / ministério da saúde. Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Básica Brasília: Ministério da Saúde 2009.

http://www.abennacional.org.br/2SITEn/Arquivos/N.126.pdf: Raddatz M, Santos J.L.G, Garlet E.R – Trabalho em equipe: dificuldade e desafios na atenção a saúde da família.

http://www.medicinacursos.com.br/enfermagem/artigos/7270/ - Metologias do cuidar na pratica do enfermeiro do programa de saúde da família.

http://www.portaldireito.com.br/enfermagem/artigos/7974/ - Pratica da enfermeira no programa de saúde da família: a interface da vigilância.

http://www.enfermagemvirtual.com.br/enfermagem/artigos/7199 - Programa saúde da familia no Brasil: um enfoque sobre seus pressupostos básicos.