Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INFLUÊNCIAS ALIMENTARES NOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA
Juliana Rossafa Mendes, Maria Angélica Vilarinho Rossi, Gabrielle Hernandes Navarro, Ali Ibrahim Yassine, Lara Dias Almeidinha, Mariana Joaquim Novaes, Monise Demattê Avona, Marisa Laporta Chudo, Rodolfo Pessoa de Melo Hermida, Renata Salgado Guerra

Resumo


Caracterização do problema: Neste trabalho será abordada obesidade infantil. O caderno de atenção básica nº 24 amplia ações de saúde aos alunos da rede pública. Quando se detecta uma criança com problemas de saúde deve-se designar um profissional da equipe de saúde junto com um representante escolar para fazer o acompanhamento e coordenação do cuidado ou plano terapêutico. Descrição da experiência: analisar o estado nutricional das crianças analisando resultados obtidos pelo IMC; aplicar os questionários aos alunos; observar as características da merenda escolar; observar os hábitos das crianças durante a merenda escolar; propor mudanças e melhorias na saúde e qualidade de vida. Ressalta-se que o trabalho é a 1ᵃ parte de um estudo detalhado sobre a alimentação dos alunos.Este tem foco na escola. Efeitos alcançados: pressão arterial alterada nos estudantes devido ao peso desproporcional a altura caracterizando obesidade e suas comorbidades. Observamos crianças eutróficas; com magreza ou magreza acentuada não foram observadas; e com sobrepeso e obesidade consideramos significativo pois também apresentaram hipertensão Quanto.a alimentação,a maioria dos alunos comem feijão frituras saladas doces e frutas e leite em casa além de comerem assistindo televisão. Alimentam-se da merenda, que possui alimentos ricos em carboidratos. Para aproveitar o período de intervalo às crianças se alimentam rápido e jogam parte dos alimentos no lixo para brincar. Devido ao fechamento da cantina alguns levam lanche de casa geralmente salgadinhos industrializados. As crianças fazem no total cinco refeições. A maioria pratica esportes somente na  escola e caminham até lá.Constatou-se que os determinantes na causa da obesidade infantil são multifatoriais.Nos questionários observamos  que a ingestão de frutas e verduras são frequentes. Foi constado que parte desses alunos são obesos ou com sobrepeso isso nos leva acreditar que está ligado aos maus hábitos alimentares e à falta de exercícios físicos constantes. Recomendações: tendo em vista que esses alunos constituem um grupo de risco muito precoce devido ao peso e pressão arterial elevada é imprescindível ações multidisciplinares em conjunto com profissionais da saúde escola e família para mudar esse quadro que se agrava a cada dia. Ações que visam mudanças de hábitos são as mais difíceis e também as mais importantes exigindo dos profissionais um esforço, criatividade e persistência caso contrario não mudaremos este quadro tão alarmante.

Palavras-chave


obesidade infantil

Referências


OLIVEIRA, C.L; FISBERGE, M. Obesidade na infância e adolescência –uma verdadeira epidemia. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S000427302003000200001&script=sci_arttext. 2003.

OLIVEIRA, A.M.A.; CERQUEIRA, E.M.M.; SOUZA, J.S.; OLIVEIRA, A.C. Sobrepeso e Obesidade Infantil: Influência de Fatores Biológicos e Ambientais em Feira de Santana, BA. Disponível: http://www.abeso.org.br/pdf/obes_em_feira_de_santana.pdf. 2003.

Ministério da Saúde. Caderno de Atenção: Saúde na Escola. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad24.pdf. 2009.