Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
Interface (Botucatu) [online], supl. 3, 2014
Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS PARA PRÁTICAS FÍSICAS NO ITAPOÃ - DF
Graziele Dayane Eterno dos Reis
Resumo
Introdução: A manutenção de alimentação saudável aliada à práticas físicas são ações viáveis e sustentáveis para a prevenção e tratamento de agravos à saúde, incluindo DCNT, como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. Para haver conscientização populacional é necessário haver maior integração entre Instâncias Governamentais do Esporte, Saúde e Educação. Objetivo: Analisar desde a estrutura à acessibilidade de espaços públicos selecionados no Itapoã – DF [Parquinho Infantil (1), Academia do Idoso(2) e Quadra Poliesportiva Coberta(3)], favoráveis às prática físicas e a utilização destes pela comunidade local. Além de mensurar durante o período de observação, o número de usuários, idade estimada e atividades realizadas nesses Espaços. Metodologia: Estudo transversal, observacional, quanti-qualitativo e analítico. Foi utilizado o SOPARC (Sistema de Observação de Recreação e Atividade físicas na Comunidade – validado) após o mapeamento das áreas de lazer e práticas físicas. Colaboradores treinados observaram cada um dos espaços, três vezes ao dia, durante uma hora pelo período de uma semana. Não houve critérios de exclusão, todos os usuários foram contabilizados. Resultados: Os três espaços são acessíveis e têm equipamentos novos e conservados; mas apenas (3) é coberta e completamente cercada. O agravo potencial existente a saúde das crianças em (1) é este ser semi cercado, possuir chão de areia e haver inúmeros cães de rua presentes no espaço, mesmo dentro dele. Tanto neste quanto em (2), os usuários estão sujeitos a intempéries. Constatada subutilização dos locais reforçada pela falta de iluminação e segurança pública, além de orientador para execução de atividades, principalmente para grupos de risco. Em (1), a média diária no período de observação foi de 8 usuários. Em (2), a média foi de 13 pessoas e em (3), a média foi 23. Conclusão: São necessárias mais políticas públicas especializadas conforme a demanda local, oferecendo opções de lazer saudável à comunidade. Essas e outras questões gerenciais afetam diretamente a vida dos cidadãos que utilizam os espaços públicos. Estes devem ser ponto de referência para a socialização, educação e execução de atividades físicas promovendo a prevenção, promoção e recuperação da saúde, como está ratificado nas diretrizes do SUS.
Palavras-chave
(SAÚDE; ESPAÇOS PÚBLICOS; PRÁTICAS FÍSICAS; SOPARC; GESTÃO; POLÍTICAS PÚBLICAS).
Referências
*(1) PEDROSA, J. I. S. Promoção da saúde e educação em saúde. In: CASTRO, A.; MALO, M. (orgs.) SUS: ressignificando a promoção da saúde. São Paulo: Hucitec/OPAS, p. 77-95, 2006.
*(2) World Health Organization. Site oficial WHO: http://www.who.int/research/en/ acessado em 1º de fevereiro.2013.
*(3) GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA- Promovendo a Alimentação Saudável: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf acessado em 1º de agosto.2013
*(4) MALTA, Deborah Carvalho, CEZÁRIO, Antônio Carlos, NETO, Otaliba Libânio de Morais. A construção da vigilância e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis no contexto do sistema único de saúde. Epidemiologia e serviços de saúde. Brasília, ano de 2006, v.15, n. 3, p.47-65. set. 2006.
*(5) Portal da Saúde – Ministério da Saúde: SUS) http://portal.saude.gov.br/portal/sgtes/visualizar_texto.cfm?idtxt=22848 EDITAL PRÓ-SAÚDE III E PET SAÚDE 2011 -Subprojeto Jogo de Cintura: Estímulo às Atividades Físicas/Práticas Corporais e Alimentação Saudável na Região do Paranoá- Página 2. acessado em 17 de dezembro. 2013.
*(6) McKenzie, T.L SOPARC (System of Observing Play and Active Recreation in Communities). Description and Procedures Manual (abbreviated). GUIA Project. 2007.