Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERMANECER SUS: UMA FORMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRÁTICA NO SUS
Priscila Alves Torreão, Talita Karen Santos Barros, Renata Meira Veras

Resumo


Introdução: O Permanecer SUS consiste em um programa de ensino-aprendizagem proposto pela SESAB cujo objetivo é melhorar o atendimento nas emergências dos hospitais públicos de Salvador através da humanização proposta pela Política Nacional de Humanização (PNH). O programa permite que os estudantes de saúde realizem atividades de acolhimento nas unidades de emergências, maternidades e centros de referências do SUS na cidade de Salvador através de um estágio não obrigatório, tendo como foco principal desenvolver a prática do acolhimento nas unidades, constituindo-se como uma atividade de extensão. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar como o programa Permanecer SUS contribui para os estudantes dos cursos de saúde ter um contato maior com o sistema único de saúde, perpassando o que é estudado em sala de aula, de forma a observar o funcionamento prático do sistema único de saúde. Metodologia: Análise com abordagem qualitativa e caráter descritivo com obtenção de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas com um grupo focal de estudantes de saúde que participaram do programa permanecer SUS. Resultados: Podemos perceber através das analises das entrevistas, que os estudantes inseridos no programa Permanecer SUS passam a ter uma visão diferente de como funciona o sistema único de saúde e como são as práticas dos profissionais de saúde no SUS e diferenciam como devem ser essas práticas. Conclusão: Concluímos hipoteticamente que os estudantes dos cursos de saúde que participam do programa Permanecer SUS terão uma prática diferente quando inseridos como profissionais formados no sistema único de saúde. Além de conhecerem na prática as demandas, necessidades e fluxos do sistema de saúde, possibilitando uma formação em saúde mais ampla.

Palavras-chave


Permanecer SUS; educação em saúde; SUS.

Referências


CAMPOS, G.W.S. Humanização na saúde: um projeto em defesa da vida?.Interface – Comunic, Saúde, Educ, v. 9, n.17, p. 389-406, mar/agos 2005.

CAPUTO, Maria Constantina; VERAS, Renata Meira; ARAÚJO, David Velanes; CRUZ, Claudineia Galvão; HEGOUET, Karla Guedes de Azevedo. A participação dos alunos do bacharelado Interdisciplinar em saúde no “Permanecer SUS”. Retirado do livro: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: Uma Experiência Inovadora no EnsinoSuperior/ Carmen Fontes de Souza Teixeira e Maria Thereza Ávila DantaCoelho, organizadoras; Prefácio: Naomar de Almeida Filho; Salvador,EDUFBA, 2012, 300 p.pg 243-246

 

TORRES, Q.S.N. Estágio de vivência no SUS de Alagoas: contribuições para a formação do profissional de saúde. 38f. Dissertação (Especialização em Gestão do Trabalho em Saúde). Universidade Federal do Alagoas, Maceió, 2008.