Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PREVENÇÃO DA TUBERCULOSE EM UMA PENITENCIÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Sarah Mariz Queiroga Veras Pinto, Danielle Aurília Ferreira Macêdo Maximino, Danúbia Andrade do Nascimento, Suzanne Mayara da Silva Almeida, Nilda Martha Rodrigues de Albuquerque Santos, Mikaela Dantas Dias Madruga

Resumo


A alta ocorrência da tuberculose nos presídios e nos bolsões de pobreza das cidades mais populosas, além de contribuir para a disseminação, evidencia o quanto os determinantes sociais interferem no comportamento dessa doença. A ocorrência da tuberculose (TB) em presídios, como um problema de saúde pública, apresenta expressiva magnitude. Diante dessa problemática, o presente estudo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelas extensionistas de um projeto de extensão destinado às presidiárias, em uma oficina sobre a prevenção da tuberculose. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelas acadêmicas de enfermagem e de medicina enquanto extensionistas no projeto intitulado “Promovendo saúde no presídio feminino – 2013”, que acontece nas dependências do Presídio Feminino Maria Júlia Maranhão. A atividade do grupo foi desenvolvida na referida unidade prisional e tem como público-alvo 400 (quatrocentas) apenadas. A oficina foi constituída de 3 momentos: a dinâmica para descontrair as participantes; a explanação do conteúdo em questão previamente sugerido pelas próprias apenadas e a distribuição do lanche. A oficina foi planejada com base na educação em saúde, e para sua execução foram utilizados cartazes, banners, panfletos educativos, imagens, dentre outros recursos metodológicos. EFEITOS ALCANÇADOS: A oficina foi realizada através de uma linguagem acessível, permitindo que as apenadas se identificassem com a realidade retratada e interagisse de forma a sanar dúvidas sobre causas, formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose. RECOMENDAÇÕES: A realização dessa oficina proporcionou a todas as acadêmicas uma aproximação com a realidade das apenadas, estabelecendo vínculos estreitos, através da destruição de mitos, desvencilhamento de preconceitos, além de contribuir diretamente para a educação em saúde dessas mulheres privadas de liberdade.

Palavras-chave


Tuberculose; Prisioneiros; Educação em Saúde

Referências


MENEZES, Rosângela Palheta de Oliveira. Projeto de implantação do controle da tuberculose nas instituições penais do município de Salvador/BA. Bol. Pneumol. Sanit., Dec. 2002, vol.10, no.2, p.35-40. ISSN 0103-460X.

REUTERS, S. Atendimento médico nos presídios. Globo News, 2001.

SERRANO, R. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf>. Acesso em setembro de 2013.