Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO DE APRISIONAMENTO CULTURAL
Laura Milena Fortunato Chaves

Resumo


O modelo capitalista e a globalização fizeram com que a educação robotizasse educando. Mesmo antes e fora do espaço da escola a educação se dá. E tudo contribuía para que os jovens tivessem a visão de que se deve retribuir à sociedade o que ela ofereceu. O cerne da questão não seria a educação escolar em si, mas sim o contexto em que a pessoa em formação se insere, ou seja, a sociedade. A partir do momento em que o capitalismo começou a influenciar profundamente na formação da sociedade da grande maioria dos países houve uma mudança na perspectiva da estrutura do aparelho do Estado a se iniciar pelas escolas, igrejas, hospitais, ONGs, e nossas próprias casas. Todos mergulharam nessa realidade que valoriza os valores capitalistas em si (individualismo, egoísmo, egocentrismo). A educação tem servido para formar mão de obra para o mercado de trabalho, mas também para a manutenção do status quo, de forma a não formar mentes pensantes e críticas. A cultura tem se tornado cada vez mais una, centralizadora e avessa a variações, obrigando os sujeitos a partilharem de opiniões semelhantes sem mesmo perceberem o poder da crítica. Assim, neste trabalho, objetivou-se buscar fundamentação científica que legitime o conhecimento como um instrumento de libertação, e não de aprisionamento do indivíduo ao sistema no qual ele está inserido. Trata-se de uma revisão de literatura usando artigos científicos publicados em revistas indexadas, em bases de dados variadas, no período de 2003 a 2013, disponibilizados na língua portuguesa, inglesa e espanhola. Observou-se que no universo acadêmico, os fatos abordados se tornam evidentes ao passo que há uma busca de certa homogeneidade quanto à produção científica, no que diz respeito não só a ideias expostas, mas até de metodologias utilizadas demonstrando uma transmissão limitada de informações, culminando com uma formação de conhecimentos muitas vezes tolhida de criticidade.

Palavras-chave


Educação; gestão do conhecimento; produção científica

Referências


ALBUQUERQUE, Carla Pontes de. Ensino e aprendizagem em serviços de atenção básica do SUS: desafios da formação médica com a perspectiva de integralidade: narrativas e tessituras; Teaching and learning in primary care services at the SUS: challenges of the medical formation in the perspective of integrality-Narratives and threads. 2007. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social.

IDROVO, Alvaro J. Salud y regímenes políticos:¿ presidencialismo o parlamentarismo para Colombia?. Revista de Salud Pública, v. 9, n. 2, p. 205-214, 2007.

LUZ, Madel Therezinha. Especificidade da contribuição dos saberes e práticas das ciências sociais e humanas para a saúde; Specificity of the contribution of the knowledge and practices of the social and human sciences to health. Saúde Soc, v. 20, n. 1, p. 22-31, 2011.

PONTES, Carlos Antonio Alves; MENEZES FILHO, Abel; COSTA, André Monteiro. O processo criativo ea tessitura de projetos acadêmicos de pesquisa. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 9, n. 17, p. 439-450, 2005.

RASO, Vagner. Geração e transmissão do conhecimento. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 7, n. 5, p. 175-176, 2001.

SCHELINI, Patrícia Waltz. Teoria das inteligências fluida e cristalizada: início e evolução. Estudos de Psicologia (Natal), v. 11, n. 3, p. 323-332, 2006.