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PROGRAMA INTERDISCIPLINAR COMUNITÁRIO – PIC: FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR E O INCENTIVO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE.
Resumo
Caracterização do problema: As estruturas educacionais e as organizações curriculares dos cursos da área da saúde, desde a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais buscam uma formação que atenda ao SUS, que supere a fragmentação dos saberes e fazeres, por meio das relações integradas das diversas especialidades profissionais e do trabalho em equipe, observando as reais necessidades de saúde das pessoas. Nessa perspectiva a Universidade Potiguar, institucionalizou a disciplina Programa Interdisciplinar Comunitário, com o desafio de integrar os cursos da área da saúde para vivências práticas interdisciplinares a partir de diagnóstico de saúde, planejamento e intervenção em atenção básica. Descrição da experiência: A disciplina foi ofertada semestralmente, em 2012 e 2013, para 12 cursos da área da saúde, com o objetivo de conhecer, compreender, diagnosticar e intervir, de forma interdisciplinar, sobre as principais necessidades de saúde de comunidades frente à realidade social, cultural, política e ambiental destas. Foi ofertada para estudantes do 5º e 6º períodos, distribuídos em 9 grupos tutoriais, com média de 13 alunos. A metodologia foi desenvolvida por meio de técnicas ativas de ensino, com vivências práticas em comunidades vinculadas a Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família, nos municípios de Natal e Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Os estudantes aplicaram a territorialização como ferramenta de trabalho em saúde e desenvolveram projetos de intervenção, com enfoque nas necessidades diagnosticadas e pactuadas com os distintos atores de comunidades. Efeitos alcançados: Ao final da disciplina foi instaurada a Mostra PIC, em quatro versões, com as Instalações de Avaliação da disciplina, pelos alunos, revelando ser este um espaço lúdico, artístico, poético e reflexivo do processo ensino aprendizagem; espaço de criação para exposição da trajetória de desenvolvimento do aluno e da disciplina, ressignificando seus fazeres, saberes e metodologias; evidenciou o potencial do trabalho em equipe e interdisciplinar nas comunidades e em sala de aula. Recomendações: Expandir a disciplina para todos os cursos da área da saúde da UnP; estimular a reflexão sobre a proposta da disciplina e os resultados alcançados, junto aos Diretores de cursos, visando maior compreensão e apoio a metodologia proposta; convidar os gestores de unidades de saúde, de escolas e ACS, para uma conversa sobre a proposta da disciplina.
Palavras-chave
Interdisciplinaridade; Trabalho em Equipe; Formação Profissional;Integração Ensino-Serviço-Comunidade.