Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTUDO DE EGRESSOS DA RESIDÊNCIA DE NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UMA FORMA DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
Liv Katyuska de Carvalho Sampaio de Souza, Daniela Tavares Pimenta, Márcia Fernandes Mendes de Araújo, Lia Márcia Cruz da Silveira, Denise Herdy Afonso

Resumo


Introdução: A avaliação faz parte do processo ensino-aprendizagem e nos permite conhecer o resultado de nossas ações didáticas e, por conseguinte, melhorá-las. Neste sentido, o estudo de egressos constitui uma forma de avaliação potencial para identificarmos o impacto que o programa pode proporcionar ao desenvolvimento pessoal e profissional do residente. Objetivo: Nosso objetivo foi obter junto aos egressos da Residência de Nutrição da instituição uma avaliação da sua formação e da relação desta com sua prática profissional. Métodos: Vinte e cinco egressos responderam por e-mail um questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise quantitativa dos dados foi realizada através de estatísticas descritivas e a qualitativa por análise de conteúdo. Resultados: As expectativas dos residentes, quanto à formação, foram atingidas totalmente por 36% dos egressos e parcialmente por 56% dos mesmos. As potencialidades mais citadas foram aquisição de conhecimentos, trabalho em equipe multiprofissional e aprimoramento das relações interpessoais. As fragilidades foram aspectos qualitativos e quantitativos da preceptoria e da programação teórica. A maioria dos egressos está atualmente inserida em instituições públicas de saúde, a carga horária média trabalhada semanalmente por este grupo é de 41,7 horas e 65% estão satisfeitos profissionalmente. A residência, segundo eles, contribuiu para a formação pessoal e para o exercício profissional. Conclusão: Apesar das fragilidades, a residência contribuiu para o exercício das competências e habilidades gerais sugeridas pelas diretrizes curriculares nacionais e para a prática profissional atual dos egressos. O estudo despertou a instituição de ensino para a própria realidade e permitiu o estabelecimento de estratégias para melhoria da formação oferecida, como maiores investimentos na qualificação de preceptores, bem como em um melhor dimensionamento destes. As Residências em Saúde não qualificam apenas as novas gerações profissionais (residentes), impactam também na qualificação dos seus formadores (preceptores), sendo uma importante modalidade de formação para o Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


Egressos; Residência; Nutrição

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