Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PROFISSIONAL SANITARISTA NO ATUAL CONTEXTO DE SAÚDE PÚBLICA E EDUCAÇÃO NO BRASIL
Laura Milena Fortunato Chaves

Resumo


O sanitarismo no Brasil passou por muitas mudanças de perspectivas, respondendo principalmente ao modelo de atenção à saúde adotada em agendas governamentais. Assim, o profissional sanitarista, da mesma forma, teve seu campo de atuação sucessivamente alterado por essa conjuntura. Observando as prioridades em Saúde Pública desde o início do século XX, quando o objetivo principal era o saneamento da capital e controle das doenças epidêmicas, até os dias atuais, em que se têm focos multivariados de ação dos profissionais da saúde como um todo, e mais especificamente do sanitarista, tem-se mudanças de paradigmas fundamentais à evolução dessa ocupação, que caminha lado a lado com a da própria Saúde Pública. Uma nova polêmica tem permeado debates acerca deste tema, baseada na determinação de uma carreira única para o profissional sanitarista, passando por questões relacionadas ao campo e núcleo de saberes de tal, bem como no concernente aos cursos de pós-graduação e graduação, bem como à sua legitimidade. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura usando artigos científicos publicados em revistas indexadas, em bases de dados variadas, no período de 2003 a 2013, disponibilizados na língua portuguesa, inglesa e espanhola, com o objetivo de expor vários pontos de vista acerca do papel do sanitarista em meio aos problemas brasileiros da Saúde Pública e do contexto educacional.

Palavras-chave


Saúde pública; área de atuação profissional; exercício profissional

Referências


ABRASCO, 2009.  IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Relatório Final sobre Graduação em Saúde Coletiva. Recife, 2009. Acessado em 12 de Abr. de 2013. Disponível em: <http://saudecoletiva.files.wordpress.com/2010/07/relatorio-graduacao-saude-coletiva.pdf>.

CUNHA, Neiva Vieira da. “O Espírito do Sanitarismo”: a Saúde Pública como Missão e Projeto. Anais do XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Belo Horizonte-MG, de 31 de maio a 03 de junho de 2005. ISSN: 2236-6636

ENSP. Especialistas debatem papel do sanitarista na saúde pública. 2009. Acessado em: 12 de Abr. 2013. Disponível em: <http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/16035>.

HOCHMAN, Gilberto. A era do saneamento: as bases da política de saúde pública no Brasil. 1. ed. São Paulo: Hucitec; Anpocs, 1998. v. 1.

NUNES, E.D.; FERRETO, L.E.; BARROS, N.F. A pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil: trajetória. Ciênc. saúde coletiva vol.15 no.4, Rio de Janeiro, July 2010.

PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. Saúde coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Rev. Saúde Pública, v. 32, n. 4, p. 299-316, 1998.