Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO REVISÃO INTEGRATIVA
Suzete Marchetto Claus, Fabiola Nora de Brito, Marta Zamboni de Souza

Resumo


Introdução: A gerência consiste em atividades, ou meios, para atuação principal na articulação e coerência, que possibilita a mudança do processo de trabalho, ao mesmo tempo em que pode se mudar, mediante as situações coloquiais dos serviços de saúde. Objetivo: Este estudo teve, como objetivo, identificar, na literatura cientifica, quais são as principais competências gerenciais necessárias ao enfermeiro para exercer o processo de trabalho em enfermagem. Metodologia: A pesquisa é do tipo bibliográfica e descritiva, desenvolvida na modalidade de revisão integrativa. A coleta de dados foi realizada nas bases da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no período de Agosto a Setembro de 2013. Foram encontrados 128 artigos e, dentre estes, foram selecionados 10, de acordo com os critérios de inclusão. Os dados foram analisados por meio de categorização temática, ou seja, dos artigos compilados dos periódicos, cuja temática principal se relaciona com as competências para o gerenciamento em enfermagem, segundo as categorias analíticas apontadas por Santos (2010) e elencados como: competências intelectuais, competências interpessoais, competências técnicas e competências intrapessoais. Os resultados desta revisão integrativa mostram que, dentre as competências identificadas a partir das categorias de analise, a criatividade, liderança e a tomada de decisão foram as que mais se destacaram, sendo que a liderança foi identificada em 80% dos artigos selecionados, a tomada de decisão em 40% e a criatividade em 30%. A partir desses resultados foi possível inferir que tais competências têm sido usadas como ferramentas essenciais ao enfermeiro, para a atuação no processo gerencial. Foi constatado que o tema é relevante, mesmo com pouca produção e que este estudo poderá ser melhor aprofundado em pesquisas futuras.

Palavras-chave


Competências gerenciais do enfermeito. Gerência do enfermeiro. Gestão em saúde.

Referências


ALENCAR,   E. S. A gerência da criatividade. São Paulo (SP): Makron Books; 2002.

ANDRADE, J. S.; VIEIRA, M. J.; SANTANA, M. A.; Lima, D. M. A comunicação entre enfermeiros na passagem de plantão. Acta Paul Enferm, 2004,17(3):311-5.

BALSANELLI, A. P.; CUNHA, I. C. K. O.; FELDMAN, L. B.; RUTHES, R. M. Competências gerenciais: desafio para o enfermeiro. São Paulo: Martinari, 2008.

BARRET, R. Libertando a alma da empresa: como transformar a organização numa entidade viva. São Paulo: Cultrix Amaná-key, 1998.

CAMPOS. F. E. Avaliação da satisfação dos consumidores e dos profissionais. CARBONE, P. P.; BRANDÃO, H. P.; LEITE, J. B. D. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.

CHIAVENATTO, I. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.

CIAMPONE M. H. T; KURCGANT P. O ensino da administração em enfermagem no Brasil: o processo de construção de competências gerenciais. Rev Bras Enferm 2004, 57(4): 401-7.

CIAMPONE, M. H. T.; MELLEIRO, M. M. O planejamento e o processo decisório como instrumentos do processo de trabalho gerencial. In: Kurcgant P, organizador. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2005.

CLAUS, Suzete Marchetto. Gestão de sistemas locais de saúde: desafios cotidianos para o desenvolvimento de competências profissionais. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2007. 167 p.4, ISBN 9788570614711.

COOPER, H. M. Interating research: a guide for literature rewiews. 2. ed., Newbury Park, 1989.

CUNHA, I. C. K. O.; NETO, F. R. G. X. Competências gerenciais de enfermeiras: um novo velho desafio? Texto Contexto Enferm. 2006 Jul-Set; 15(3):479-82.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas; 2004.

______. Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Editora Gente, 2001.

______. Profissionais de recursos humanos – um grupo à procura de legitimação [dissertação]. São Paulo: Escola de Administração de Empresas de São Paulo: Fundação Getúlio Vargas; 1987.

FERREIRA, Aurélio B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro (RJ): Ed. Nova Fronteira, 1986.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2004.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Desenvolver competências e gerir conhecimentos em diferentes arranjos empresariais: o caso da indústria brasileira de plástico. In: Fleury, M. T. L.; OLIVEIRA JR., M.M. (organizadores). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo (SP): Atlas, 2001. p.189-211.

FRACCOLLI, L. A.; MAEDA, S. T. A gerência nos serviços públicos de saúde: um relato de experiência. Escola Enfermagem USP 2000, 34(2):213-217.

FURUKAWA, P. O.; CUNHA, C. K. (2010). Da gestão por competências às competências gerenciais do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem. Gerenciamento de unidades básicas de saúde. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001. 138 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GRAMIGNA, M. R. Arvore das Competências Gerenciais. (Setembro de 2007). Disponivel em: http://www.fundap.sp.gov.br/debatesfundap/pdf/Gestao_de_Poi%C3 % ADticasPublicas/ Compet%C3%AAncias_Gerenciais.pdf.

JUNQUEIRA, L. A. Cadernos de Saúde Pública (Setembro de 1999). Disponível em Scielo.br:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102311X19900300002&script= sci_arttext. Acesso em 26 de maio de 2013.

KAWAMOTO, Emilia Emi; SANTOS, Maria Cristina Honório; MATTOS, Thalita Maia. Enfermagem comunitária. São Paulo: EPU, 1995.

KURKGANT, P. Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.

LAMPOGLIA, M. A. Criatividade faz a diferença. [citado em: 12 Set 2006]. Disponível em: URL: http://www.criatividade. com.br.

LAZZAROTTO, E. M. Conhecimento, habiliadade e atitudes requeridas para o Enfermeiro gerenciar as unidades básicas de saúde – ubs. Disponível em:http://cacphp.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Saude/eixo5/30elizabethmarialazzarotto.pdf. Acesso em 05 de Junho de 2013.

LOBOS, J. Encantando o cliente: externo e interno. São Paulo: J. Lobos; 1993.

LÓPEZ, S. P. Elementos claves en la gestión de conocimiento. Um estudio de casos. [cited 2007 jan 12]. Available from: http:// www.gestiondelconocimiento.com.

MANCIA, J. R.; CABRAL, L. C.; KOERICH, M. S. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev. Bras. Enferm. 2004 Set-Out; 57 (5): 606-10.

MARQUIS, B. L.; HUSTON, C. J.  Administração e liderança em enfermagem: teoria e aplicação. Porto Alegre (RS): Artes Médicas, 1999.

MARX. L. C. Competências da enfermagem: sedimentadas no sistema primary nursing. Petrópolis: EPUB, 2006.

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 281 p. ISBN 8522431019.

MENDES, E. V. A gestão dos sistemas de serviços de saúde no século XXI.2007.Disponívelem:<http://www.ensp.Fiocruz.br/biblioteca/dados/apresentacaoeugenio2.ppt#256 1,>. Acesso em: 2 Junho 2013.

MENEZES, S. R.; PRIEL, M. R.; PEREIRA, L. L. (2011). Autonomia e vulnerabilidade do enfermeiro na prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP.

Mercer Human Resource Consulting LLC e Mercer Investment ConsultinG. [cited 2007 jan 12]. Available from: http:// www.mercerhr.com.br/summary.jhtml? idContent=1116885.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde, São Paulo: Hucitec, 2008.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema Único de Saúde, 2000. Disponível em:< http://portal.saude.gov.br/portal/. Acesso em: 12 abr. 2012.

______. Sistema Único de Saúde. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1395>. Acesso em 29 abr. 2013.

MISHIMA, S. M. A gerencia de serviços de atenção primaria a saúde como instrumento para reorganização da assistência a saúde- o caso da Programa da Saude da Familia, Ribeirão Preto, 2003.

MOTTA, P. R. Gestão Contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

______. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 13. ed. Rio de Janeiro: Record; 2002.

MUSSAK, E. Metacompetência: uma nova visão do trabalho e da realização pessoal. São Paulo (SP): Editora Gente; 2003.

NEVES, R. S.; SHIMIZU, H. E. (2010). Análise da implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em uma unidade de reabilitação. Revista Brasileira de Enfermagem.

NONAKA, Ikujiro;. TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: Oliveira, J. C.; Prado, C.; Peres, H. H.; Fernandes, M. F.; Leita, M. M. (2009). Grau de competência gerencial em enfermagem na perspectiva de graduandos de uma universidade privada. Revista da Escola de Enfermagem da USP.

PASSOS J. P. A utilização de indicadores na prática gerencial do enfermeiro em Unidades Básicas de Saúde da cidade do Rio de Janeiro [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2004.

PASSOS, S. S.; SADIGUSKY, D. (22 de Janeiro de 2011). Nursing care for dependent hospitalized patients. disponível em facenf.uerj.br: http://www.facenf.uerj.br/v19n4/v19n4a16.pdf. Acesso em 2 de Junho de 2013.

PERES, M, A.; CIAMPONE, M. H. T. (Julho de 2006). Gerência e competências gerais do enfermeiro. Disponível em Scielo.br: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a15.pdf. Acesso em 26 de Maio de 2013.

PESSINI, L.; CHRISTIAN, P. B. Problemas Atuais da Bioética. São Paulo: Loyola,1994.

PINHEIRO, D. P. N. A resiliência em discussão. Psicologia em estudo 2004; 9(1):67-75.

PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA., disponível em portal da saúde.gov.br: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=149. Acesso em 28 de Abril de 2013.

QUINN, E. R.; THOMPSON, P. M.; FAERMAN , R. S.; MCGRATH, M.  Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

RIBEIRO, S. B.; SAMPAIO, S. F. (29-30 de Setembro de 2009). O processo de trabalho em enfermagem, disponível em Puc- campinas. edu: http://www.puccampinas.edu.br/websist/portal/pesquisa/ic/pic2009/resumos/2009824_225245_207357842_res58F.pdf. . Acesso em 30 de Maio de 2013.

RUTHES, R. M. Gestão para o terceiro setor na instituição hospitalar: proposta de marketing [dissertação]. Londrina: Universidade Norte do Paraná, 2000.

RUTHES, R. M.; CUNHA, I. C. K. O. Entendendo as competências para aplicação de enfermagem. Rev Bras Enferm 2008: 61(1): 109-12

SANNA, M. C. (2007). Os processos de trabalho em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem 2010, p. 12-15.

SANTOS, G. O. (2010). Faculdade ITOP Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda. Teoria e gestão das organizações. Disponível em: http://www.justocantins.com.br/files/publicacao/Teoria_e_Gestao_das_Organizacoes%20-%20Glauber_de_Oliveira_Santos.pdf. Acesso em 02 de junho de 2013.

SANTOS, K. M. A. B; SILVA, M. J. P. Percepção dos profissionais de saúde sobre a comunicação com familiares de pacientes em UTIs. Rev Bras Enferm 2006; 59(1): 61-6.

SANTOS, M. J. N. Gestão de recursos humanos: teorias práticas. Sociologias 2004, 6(12): 142-158.

 

SANTOS, N. T. (2005). Programa Saúde da Família: uma contribuição à análise de seus princípios e prática. Disponível em cpqam.fiocruz.br:http://www.cpqam. fiocruz.br/bibpdf/2005santosntv.pdfsaúde com os serviços de saúde. Uma abordagem qualitativa. Salvador, In: VI. Acesso em 05 de junho de 2013.

SILVA, E. G.; OLIVEIRA, V. C.; NEVES, G. B.;  GUIMARÃES, T. M. (2011). O conhecimento do enfermeiro sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem: da teoria à prática. Revista da Escola de Enfermagem da USP.

SOUZA, M. L.; SARTOR; V. V.; PADILHA, M. I.; PRADO, M. L. (Junho de 2005). Texto & Contexto - Enfermagem. Disponível em scielo.br:http://www.scielo.br/ scielo.php?pid=S010407072005000200015&script=sci_arttext. Acesso em 2 de Junho de 2013.

SOUZA, S. S.; COSTA, R.; SHIROMA, L. M.; MALISKA, I. C.; AMADIGI, F. R.; PIRES, D. E.; et al. (2010). Reflexões de profissionais de saúde acerca do seu processo de trabalho. Revista Eletrônica de Enfermagem , 12-13.

SPAGNUOLO, R. S.; PEREIRA, M. L. T. Práticas de saúde em enfermagem e comunicação: um estudo de revisão da literatura. Ciênc Saúde Colet. 2007;12(6):1603-10.

STÉDILE, N. L. R. Prevenção em saúde: competências profissionais a desenvolver na formação do enfermeiro. In: Medeiros. R. M.; Stedile. N. L. R; Claus. S. M. Construção de competências em enfermagem. Caxias do sul; EDUCS, 2001.

STREIT. C. S. Desenvolvimento de competências gerenciais associadas a Inovação na gestão: a contribuição da aprendizagem organizacional. Dissertação de Mestrado/UFRGS. Porto Alegre, 2001.

TANNURE, M. C; PINHEIRO, A. M Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático, 2ªed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

TAVARES J. (organizador). Resiliência e educação. São Paulo: Cortez; 2001

WERLANG, S. C.; AZZOLIN, K.; MORAES, M. A.; SOUZA, E. N. Comunicação não verbal do paciente submetido à cirurgia cardíaca: do acordar da anestesia à extubação. Ver. Gaúcha Enfermagem. 2008, 29(4):551-6.