Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES EM UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS
Suzete Marchetto Claus, Andreia Nespolo, Thainara Brandolt da Rocha

Resumo


Este trabalho é resultado da construção e implantação de uma ferramenta tecnológica, que atuará como uma base de dados para um serviço de educação permanente em saúde no município de Caxias do Sul, RS. A finalidade do programa criado é apresentar algumas tendências e perspectivas da utilização de um sistema de informação sugerido para atuar como um facilitador no registro de atividades, capacitações e cursos realizados pelos servidores públicos municipais atuantes na área de saúde em Caxias do Sul, possibilitando a utilização deste banco de dados para adequação do serviço, atualização dos profissionais, avaliação de participação e desempenho, bem como a disponibilidade de certificados, comprovantes e atestados de participação dos eventos aos servidores. Se caracteriza como instrumento de fundamental importância na educação permanente em saúde considerando a importância dos avanços tecnológicos e sua incorporação no processo de ensinar e de aprender. Esta ferramenta foi desenvolvida no período de março a dezembro do ano de 2013 a partir de informações do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da SMS de Caxias do Sul que atende a todos os serviços e setores que compõe a Secretaria, as instituições de ensino superior no âmbito da graduação e pós-graduação e as escolas de ensino técnico do município. As atribuições deste setor abrangem três grandes dimensões estratégicas integradas e articuladas – Capacitação, Formação e a Pesquisa, com o propósito de potencializar a implementação de princípios centrados na Integralidade, Resolutividade e Humanização das práticas em saúde. .Para realizar a construção do programa foi utilizado como base a metodologia de Processo Unificado da Rational conhecido como RUP (Rational Unified Process), uma das metodologias clássicas da computação, a qual é uma maneira de apoiar-se nos melhores recursos e características dos modelos convencionais de processo de software, caracterizando-os de um modo que implemente muitos dos melhores princípios de desenvolvimento ágil de software. O RUP foi implementado como desenvolvimento de software em quatro etapas: fase de concepção / iniciação – fase 1; fase de elaboração – fase 2; fase de construção – fase 3; fase de transição – fase 4. Este trabalho reforça a  necessidade de utilização de tecnologias que possam responder à demanda social de acesso e alcance das oportunidades de capacitação desenvolvidas nos locais de trabalho e organização do trabalho para esta garantia.

Palavras-chave


Tecnologias da informação. Educação permanente em saúde.Informática e saúde

Referências


ALBERTIN, Alberto Luiz. Administração de Informática. Funções e fatores de

Sucesso. São Paulo: Atlas, 1999.

 

APPLEGATE, Lynda. McFARLAN, Warren. McKENNEY, James. Corporate Information system management. Homewood: Richard D. Irwim, 2002.

 

ARSAC, Gilbert. La Science Informatique. Paris:Dunod, 1970.

 

CANO, Juana. Para uma tecnologia Educacional. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.

 

CARVALHO FILHO, A.A. Notas de Aula da Disciplina: Fundamentos de Banco de Dados. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2009.

FERREIRA, Marcos Vinicios Pitombeira; MACHADO, Elian de Castro. A Escola na Sociedade da Informação. 2004. Disponível em http://www.inf.ufsc.br/resi/ edicao01/artigo03.pdf

 

GASPERETTI, Marco. Computador na Educação. São Paulo:Ed. Esfera, 2001.

 

KLING, Rob; SCHACHI, Walt. The Web of Computing: Computing Technology as Social Organization. Advances in Computers. Vol. 21. Academic Press: New

York, 1982 .

 

LUCAS, Henry. Information Systems concepts for management. New York:

McGraww-Hill.1986.

 

MEIRELLES, Fernando de Souza. Informática: novas aplicações com microcomputadores. São Paulo: MakronBooks do Brasil, 1994.

 

MENDES, Marcos. Iniciativas da gestão na implantação de um laboratório de editoração eletrônica. Porto Alegre: 2006.

 

SYNNOTT, Willian. The information weapon. New York: John Wiley, 1987.

A importância da Base de Dados nas Empresas, disponível em: http://www.devmedia.com.br/a-importancia-da-qualidade-dos-dados-na-visao-de-negocios/7271#ixzz2m9254W9Xju.

 

COSCARELLI, Carla Viana. O uso da Informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Revista Presença Pedagógica, v. 4, n. 20, p. 37-45. 1998

 

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

 

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

 

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da Informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

 

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10 ed. Campinas: Papirus, 2006.

 

MOREIRA, Marco Antonio; BUCHWEITZ, Bernardo. Mapas conceituais – instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Moraes, 1987.

 

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação. 5. ed. São Paulo: Érica, 2001.

 

VALENTE, José Armando. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, ano I, n. 1, p. 19-21. 1997.