O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES EM UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS
Resumo
Este trabalho é resultado da construção e implantação de uma ferramenta tecnológica, que atuará como uma base de dados para um serviço de educação permanente em saúde no município de Caxias do Sul, RS. A finalidade do programa criado é apresentar algumas tendências e perspectivas da utilização de um sistema de informação sugerido para atuar como um facilitador no registro de atividades, capacitações e cursos realizados pelos servidores públicos municipais atuantes na área de saúde em Caxias do Sul, possibilitando a utilização deste banco de dados para adequação do serviço, atualização dos profissionais, avaliação de participação e desempenho, bem como a disponibilidade de certificados, comprovantes e atestados de participação dos eventos aos servidores. Se caracteriza como instrumento de fundamental importância na educação permanente em saúde considerando a importância dos avanços tecnológicos e sua incorporação no processo de ensinar e de aprender. Esta ferramenta foi desenvolvida no período de março a dezembro do ano de 2013 a partir de informações do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da SMS de Caxias do Sul que atende a todos os serviços e setores que compõe a Secretaria, as instituições de ensino superior no âmbito da graduação e pós-graduação e as escolas de ensino técnico do município. As atribuições deste setor abrangem três grandes dimensões estratégicas integradas e articuladas – Capacitação, Formação e a Pesquisa, com o propósito de potencializar a implementação de princípios centrados na Integralidade, Resolutividade e Humanização das práticas em saúde. .Para realizar a construção do programa foi utilizado como base a metodologia de Processo Unificado da Rational conhecido como RUP (Rational Unified Process), uma das metodologias clássicas da computação, a qual é uma maneira de apoiar-se nos melhores recursos e características dos modelos convencionais de processo de software, caracterizando-os de um modo que implemente muitos dos melhores princípios de desenvolvimento ágil de software. O RUP foi implementado como desenvolvimento de software em quatro etapas: fase de concepção / iniciação – fase 1; fase de elaboração – fase 2; fase de construção – fase 3; fase de transição – fase 4. Este trabalho reforça a necessidade de utilização de tecnologias que possam responder à demanda social de acesso e alcance das oportunidades de capacitação desenvolvidas nos locais de trabalho e organização do trabalho para esta garantia.
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