Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROTOCOLOS E RODAS DE DISCUSSÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO HOSPITAL NARDINI, MAUÁ, SP
Paula Yuri Sugishita Kanikadan, Vera Lucia Costa Souza, Cristiane Sena, Fabiana Marinho

Resumo


Caracterização do problema: O processo de educação em saúde possui um dos pilares voltados para a educação dos trabalhadores que atuam nos serviços, com vistas ao aperfeiçoamento do processo de cuidado ao paciente. O objetivo é mostrar como a educação em saúde está se desenvolvendo no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, Mauá, SP. Descrição da experiência: O processo baseia-se na Educação Continuada e Permanente. Na primeira, os esforços centram-se na atual regulamentação que dispõe, dentre outros aspectos, sobre a segurança do paciente. Estabeleceram-se ferramentas para o cuidado voltado à qualificação do manejo operacional em situações de risco ao paciente, e a criação de protocolos padrão de prevenção de quedas e identificação do paciente são parte destes esforços. O treinamento e a qualificação dos trabalhadores ocorrem após o estabelecimento dos protocolos. Com relação à Educação Permanente, prática voltada para a análise crítica do processo de trabalho, é complementar àquela e contempla a enfermagem e as áreas médicas de pediatria e psiquiatria. Almeja-se sensibilizar trabalhadores por meio de rodas de discussão sobre estudos de caso utilizando dispositivos analíticos da pedagogia e de outras ciências humanas, de forma que o trabalhador possa adquirir ferramentas para questionar seu próprio processo de trabalho, e produzir subjetividade. Possui como base a problematização da rotina, com reflexão de situações conflitantes de determinado caso clínico e a importância da discussão na formação de trabalhadores para o SUS. Efeitos alcançados: Os resultados preliminares apontam que os trabalhadores começam a absorver o significado da educação em saúde, e que a enfermagem já mostra sinais significativos referentes à importância da reflexão durante o processo de cuidado ao paciente e da relevância do trabalho em conjunto. Quanto ao corpo médico, nota-se que começam a surgir questionamentos da relevância do trabalho multiprofissional, e de modo cauteloso, profissionais iniciam um processo de inserção nestas discussões. Recomendações: Ainda ocorre resistência na compreensão destas ações dentro deste difícil processo de cuidado permanente. À luz do quadrilátero da formação para a área da saúde, pretende-se dar seguimento à construção de uma gestão da educação na saúde tendo como eixo central a própria gestão, a atenção em saúde e o controle social.

Palavras-chave


educação permanente; educação continuada;; processo; saúde;trabalho