Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DO FLUXOGRAMA ANALISADOR COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
José Wesley dos Santos Alves, Emmanuella Carvalho Fonseca, Raquel Simões Monteiro Alves, Maria Verônica Sales da Silva

Resumo


O fluxograma analisador é uma ferramenta de análise do processo de trabalho que pode servir para ampliar a compreensão das equipes da Estratégia Saúde da Família e para potencializar a gestão do cuidado em saúde, tendo como foco a trajetória do usuário no serviço. São utilizados elementos gráficos que sinalizam as etapas do processo de trabalho em equipe e da produção do cuidado no âmbito do serviço. O objetivo deste trabalho foi a construção do fluxograma analisador de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde do distrito de Jacundá, no município de Aquiraz, Ceará. Foram realizadas entrevistas com profissionais das equipes de saúde do local e levantamento das informações sobre escalas, fluxos e protocolos presentes nos documentos da unidade. Após a explicação do uso da ferramenta e com base nas informações colhidas, os profissionais foram convidados a construir o fluxograma analisador do seu processo de trabalho, identificando os nós críticos e as estratégias de superação em cada etapa. Este trabalho foi realizado em agosto de 2013 e consiste em um recorte do trabalho de conclusão de curso dos residentes em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará. Como resultados, foram identificados que existem três vias principais de acesso ao serviço pelos usuários e que após essa entrada, a triagem por classificação de risco define a assistência que será prestada ao usuário. A oferta de serviço dessas equipes, além de abordagem individual, também inclui atividades coletivas de educação em saúde na unidade e em outros espaços da comunidade. Com a construção do fluxograma, também foi possível perceber que existe boa relação de colaboração interprofissional e comunicação entre os membros da equipe, potencializadas pelos momentos que estes profissionais reservam para discutir e compartilhar as responsabilidades das ações do serviço. No entanto, foi visto também que existem limitações relacionadas à participação do usuário na cogestão dos processos da unidade e às ações educativas, que ainda estão muito restritas a tratarem as patologias como foco dos temas das abordagens. Concluímos que este exercício constituiu-se como um disparador de reflexões e de instrumentalização da equipe para avaliação do seu processo de trabalho e que, à medida que esta ferramenta é utilizada de forma longitudinal, sua análise tende uma maior qualidade.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Gestão em Saúde; Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde)

Referências


BARBOZA, T.A.V.; FRACOLLI, L.A. A utilização do “fluxograma analisador” para a organização da assistência à saúde no Programa Saúde da Família. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p.1036-1044, jul./ago., 2005.

 

GRAZIANO, A.P.; EGRY, E.Y. Micropolítica do trabalho dos profissionais de saúde na UBS: visão sobre necessidades de saúde das famílias. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 46, n. 3, jun. 2012.

 

MALTA, D.C. Buscando novas modelagens em saúde: as contribuições do projeto vida e do acolhimento na mudança do processo de trabalho na rede pública de Belo Horizonte, 1993 - 1996. 2001. 423 f. Tese – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo. 2001.

 

MERHY, E.E.; FRANCO, T.B. O trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano. São Paulo: HUCITEC, 2003.

 

PEDUZZI, M. Trabalho e educação na saúde: ampliação da abordagem de recursos humanos. Cienc. saúde colet., v. 18, n. 6, p. 1535-1543, 2013.