Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Raquel Simões Monteiro Alves, Shalana Holanda Varela, Paula Matias Soares, Maria Marlene Marques Ávila

Resumo


Um intenso processo de fragmentação e especialização tem ocorrido na formação em Educação Física e as mudanças nas resoluções que orientam os cursos de graduação tem sido pauta de inúmeras discussões no país. O Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) atualmente possui dois Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de Licenciaturas em andamento. O primeiro projeto (PPP1) foi elaborado em 2000 baseado na Resolução 03/1987 do Conselho Federal de Educação e o segundo (PPP2) foi implantado em 2011 seguindo as recomendações da Resolução 07/2004 do Conselho Nacional de Educação que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Educação Física. A fim de fornecer mais elementos para esse debate, este trabalho tem como objetivo comparar os PPP de ambos os fluxos do referido curso da UECE. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com delineamento de pesquisa documental considerando quatro categorias de análise: objeto de estudo, objetivos, perfil do egresso e organização das disciplinas. Ambos os projetos não deixam claro qual objeto de estudo adotado, porém fazem referência à “cultura corporal do movimento” em seu texto, termo este tratado por vários autores a partir da década de 1990 na perspectiva pedagógica crítico-superadora. Em relação aos objetivos e perfil do egresso a principal diferença se dá no foco de área de atuação: o PPP2 descreve sua atuação apenas na escola, enquanto o PPP1 traz um caráter de polivalência, ressaltando o caráter pedagógico da atuação. No tocante à organização das disciplinas, O PPP2, que apresenta direcionamento para a formação de professores para o ensino básico, mantém muitas equivalências ao PPP1, em especial em relação ao eixo de Aprofundamento em Técnico Esportivo/Treinamento, além de incluir disciplinas focadas na aptidão física e gestão de negócios, que, em princípio, não estão dentro da perspectiva escolar pautada nacionalmente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O PPP2, ao fugir do foco da área de atuação, reforça a orientação técnico-científica da formação em Educação Física tanto quanto o PPP1. As evidências deste trabalho mostram que ambos os PPP apresentam incoerências nas suas propostas de formação aproximando ambos os fluxos a um caráter tecnicista historicamente questionado por dissociar a formação dos profissionais da realidade sociocultural e política que estão atreladas ao mundo do trabalho.

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