Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA, PELO EMPREGO DE PLANTAS MEDICINAIS, NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE-RS
Sibele da Rocha Martins, Vera Lúcia de Oliveira Gomes, Adriana Dora da Fonseca, Adalice Andrade Kosby, Giovana Calcagno Gomes, Marlene Teda Pelzer, Suzi Mara Teixeira Bromberger

Resumo


Com o objetivo de melhorar os serviços de saúde e aumentar sua resolutividade, o Ministério da Saúde (MS) instituiu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), por meio da portaria GM/MS nº 971/2006 (BRASIL, 2006). Dentre as práticas integrativas o uso das plantas medicinais vem sendo incentivado em alguns programas públicos do SUS, desde 1980. No entanto, foi somente no ano de 2008 que o governo federal instituiu o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (BRASIL 2012). A partir daí, as ações e serviços, envolvendo plantas medicinais in natura, secas, fitoterápicos manipulados ou industrializados, entraram em franca expansão sendo ofertados em 350 municípios brasileiros. (BRASIL 2008). Objetivo: Introduzir o uso das plantas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município do Rio Grande/RS. Método: O projeto será desenvolvido em seis UBSFs que foram escolhidas em levando em consideração o espaço físico, a disponibilidade e o interesse de médicos e enfermeiros pela temática. O projeto prevê para execução: visitas técnicas; capacitação das equipes; produção, secagem e distribuição das plantas nas unidades. Para a escolha das plantas utilizou-se como critérios as enfermidades de interesse em saúde pública e as condições climática para plantio sendo selecionadas quatro plantas: Espinheira Guaco, Mil folhas e Hipérico. Resultados: O projeto teve inicio no final de 2012 com a realização das seguintes atividades: visitas técnicas; estabelecimento de parcerias; formação da equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, médicos, farmacêuticos, administradora, engenheiro civil, agrônomos, técnico-agrícola e acadêmicos de enfermagem e levantamento da infraestrutura necessária para a execução. Em 2013 foi realizada a capacitação da equipe executora e construção de um projeto de pesquisa com o objetivo de analisar as percepções dos profissionais das UBSF e dos usuários sobre a utilização de plantas medicinais. Além disso, o município instituiu uma Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC), Lei Municipal 7.437, de 19 de agosto de 2013. O plantio e o beneficiamento das plantas terão inicio em 2014. Além do fornecimento das plantas, serão desenvolvidas atividades de educação em saúde. Com ele espera-se melhorar as condições de saúde da população, o ensino de graduação, bem como construir conhecimento acerca do assunto.

Palavras-chave


Plantas medicinais; Atenção Básica; Estratégia Saúde da Família

Referências


BRASIL. Secretaria Executiva. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia em Insumos Estratégicos. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), Portaria n. 971, de 03 de maio de 2006. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos [online]. 2007. [acesso em 23 out.2012].