Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER
Kátia de Góis Holanda Saldanha, Jéssica Holanda Ponte, Kássia Cibelle Sena da Silva, Janaína Rocha de Souza Almeida, Davi Oliveira Bizerril, Maria Eneide Leitão de Almeida

Resumo


A atenção primária em saúde tem como um de seus eixos estruturantes a promoção e prevenção de saúde, observando o indivíduo de forma integral em seu contexto social, psicológico e físico. As ações de promoção de saúde visam principalmente o desenvolvimento de estratégias direcionadas para o resgate da autonomia do cidadão tendo como instrumento essencial às ações educativas.  Neste sentido, considerando as necessidades dos usuários, a sala de espera das instituições de saúde torna-se o espaço ideal de integração dos usuários com a equipe de saúde. Caracteriza-se como uma forma produtiva de ocupar um tempo ocioso, com a transformação do período de espera pelas consultas em momento de trabalho. Dessa forma, através dos diálogos podem-se detectar problemas de saúde, através de expressões dos pacientes e de suas dimensões físicas e psicossociais, proporcionando a desmistificação de determinados tabus e permitindo que os profissionais entendam determinadas crenças e entendam o usuário na sua totalidade. O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e preceptora, na Unidade de Atenção Primária (UAP) José Valdevino de Carvalho no Município de Fortaleza –CE.   O objetivo desse projeto e descrever como foram realizadas as palestras educativas semanais com grupos de sala de espera. As alunas desenvolveram atividades de educação em saúde semanalmente com diversos grupos dentre eles: Diabéticos e Hipertensos (Hiperdia), Gestantes (Pré-natal),Puericultura, Bolsa Família, grupo de idosos e pacientes da sala de espera do dentista. A quantidade de integrantes de cada grupo foi em torno de 15 a 20 participantes. Os recursos utilizados foram audiovisuais e panfletos. Ao término de cada oficina foram entregues produtos de higiene pessoal como sabonete ou escova de dente. Como resultado, evidenciou-se que os profissionais de saúde, bem como os alunos do pet saúde, tiveram a oportunidade de utilizar esta ferramenta para prestar um atendimento mais humanizado, qualificando os serviços de saúde neste espaço, onde é permitido a estes profissionais o conhecimento das reais necessidades da população, bem como a busca por soluções para uma melhor qualidade de vida. Recomenda-se, portanto, que as ações de promoção e prevenção de saúde sejam rotina nos serviços de saúde no município de Fortaleza-CE.

Palavras-chave


Educação em Saúde, Sala de Espera, Sistema Único de Saúde

Referências


GOMES, A.M.A.; ALBUQUERQUE, C.M.; MOURA, E.R.F; SILVA, R.M. Sala de espera como ambiente para dar inofrmação em saúde. Caderno de Saúde Coletiva. Rio de janeiro, 14 (1):7-18, 2006-7

VELOSO, R.C.; TEIXEIRA, E.R. O grupo em sala de espera: território de práticas e representação em saúde. Texto contexto - enferm. vol.15 no.2 Florianópolis Apr./June 2006. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072006000200017&script=sci_arttext acesso em 16/11/2013.