Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA MULHER EM TRÊS MUNICIPIOS RIBEIRINHOS AMAZÔNICOS
Vanessa Cristina Lina Teixeira, Ricardo Gonçalves Martins, Rosana Pimentel Correia Moysés, Celsa da Silva Moura

Resumo


INTRODUÇÃO Diante da consciência dos papéis das mulheres na sociedade, dos altos índices de câncer de colo uterino e da baixa cobertura de pré-natal, por exemplo, vê-se a premência de melhor orientar o sistema de saúde a fim de amparar as mulheres de acordo com suas necessidades quanto aumento da capacidade de resposta, o acesso e a abrangência dos serviços oferecidos. Assim, destaca-se a missão da Atenção Primária à Saúde (APS) no cuidado dessas mulheres, pois se sabe que é o nível de atenção que consegue melhor atuar nos Determinantes Sociais de Saúde, na promoção, proteção e prevenção de agravos à saúde através de ações como o pré-natal, rastreamento precoce das lesões que poderão vir a se caracterizar câncer do colo uterino (Exame Papanicolau). Neste sentido, entende-se que para a qualificação da APS os processos avaliativos são importantes, uma vez que o diagnóstico situacional sobre os efeitos de um conjunto de estruturas em dado contexto é essencial na busca de resolução da situação problema. OBJETIVOS Avaliar a APS da Mulher em idade reprodutiva (15 a 44 anos) nos municípios amazônicos de Silves, Itapiranga e Urucurituba, considerando os 10 componentes relacionados aos atributos da APS determinados pelo Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool) e comparar a APS da Mulher entre os três municípios com base nos escores definidos pelo PCATool. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa transversal, de caráter exploratório e abordagem quantitativa. Para coleta de dados utilizou-se questionário validado no Brasil, PCATool, versão adulto. RESULTADOS Constatou-se que apenas dois domínios (Acesso de Primeiro Contato – Utilização e Coordenação – Sistema de informação) dos 10 avaliados, apresentaram valores satisfatórios (maiores 6,6) para as mulheres dos três municípios que utilizavam as Unidades Básicas de Saúde como fonte regular de atenção à saúde. Sendo que para o município de Silves o domínio “Integralidade – Serviços Disponíveis” também foi avaliado como satisfatório. A comparação dos escores essenciais médios entre municípios indica que não houve diferença significativa. CONCLUSÃO Este estudo conseguiu traçar o panorama APS destes municípios e demostrou a problemática da prática assistencial e da fragilidade de interlocução entre a usuária e o serviço de saúde. Assim, frisa-se a importância de processos avaliativos como instrumentos de melhor gerenciamento das políticas públicas em saúde.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde, Avaliação em Saúde e Saúde da Mulher

Referências


  1. Almeida PF, Fausto MCR, Giovanella L. Fortalecimento da atenção primária à saúde: estratégia para potencializar a coordenação dos cuidados. Rev Panam Salud Publica. 2011:29(2):84–95.
  2. Chomatas VER. Avaliação da presença e extensão dos atributos da atenção primária na rede básica de saúde no município de Curitiba, no ano de 2008. [dissertação de mestrado]. Porto Alegre. UFRGS, 2009.
  3. Correa, D.A.D ; Villela, W V. O controle do câncer do colo do útero: desafios para implementação de ações programáticas no Amazonas, Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2008, vol.8, n.4, pp. 491-497.
  4. HARZHEIM, E. et al. Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: primary care assessment tool pcatool-Brasil. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2010.

Texto completo: Resumo Expandido