Resumo
Caracterização do Problema: Problemas como a gravidez na adolescência, o abandono de bebês, a violência familiar e o alto número de crianças de rua implicam em graves problemas sociais para uma comunidade como o aumento da marginalidade, dos níveis de trabalho infantil, da pouca escolaridade, da mortalidade infantil, dentre outros. Esses fatores estão muito presentes na comunidade do Lagamar em Fortaleza-CE. Assim, foi notada a grande necessidade de um trabalho de intervenção que meça e transmita efetivamente o conceito e a importância de Planejamento Familiar para os Agentes Comunitários de Saúde dessa comunidade, pois assim podem transmitir corretamente esse conhecimento para a população local.
Descrição da experiência: Na Unidade Básica de Saúde Irma Hercília, em Fortaleza-CE, acadêmicos de medicina, auxiliados pela equipe de saúde, realizaram uma palestra educativa, com os temas Planejamento Familiar e Tipos de Família para 6 ACS’s do Lagamar. Foi aplicado um pré-teste com cinco questões que abordaram conhecimentos acerca dos temas e das dificuldades encontradas por eles na transmissão do conhecimento para a população, assim como o que acham que deveria ser feito para melhorar essa questão. Após, foi ministrada uma palestra interativa onde foi apresentado e discutido os conceitos acerca dos temas. Por fim, foi aplicado um pós-teste visando avaliar se houve evolução no conhecimento dos ACS’s. Foi evidenciado que o conhecimento dos ACS’s eram de nível regular ou precário acerca do tema.
Efeitos alcançados: Os resultados da atividade demonstraram que a maioria dos ACS’s evoluiu quanto ao conceito dos tipos de família e dos direitos da comunidade acerca do planejamento familiar, porém ficou abaixo do esperado quanto ao conceito de planejamento familiar. Em relação às dificuldades encontradas por eles, foi evidenciado que a indiferença da comunidade acerca do assunto e a vergonha de conversar, foram os fatores mais importantes. Quanto ao que poderia ser feito para melhorar a relação do ACS com a comunidade, notou-se que a valorização do trabalho do ACS e maiores incentivos do Governo em relação a programas de educação em foram os pontos mais destacados pelos ACS’s.
Recomendações: Há necessidade de implantar projetos de capacitação, valorização e educação permanente para os Agentes Comunitários de Saúde com o objetivo de melhor qualificá-los, principalmente em assuntos que envolvem conceitos importantes como o Planejamento Familiar e Tipos de Família.