Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A INTERSETORIALIDADE NO CUIDADO AO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Gláucia Bohusch, Tatiane Moreira de Vargas

Resumo


O envelhecimento é um processo complexo, o qual necessita ser analisado dentro do conceito ampliado de saúde proposto pela OMS e defendido pelos princípios e diretrizes do SUS. No último censo, a população idosa no Brasil representou 7,4% da população total (IBGE, 2010). O aumento significativo do número de idosos está mudando o perfil epidemiológico e demográfico da população brasileira. Com isso, faz-se necessário uma abordagem com características interdisciplinares e com foco intersetorial para apreensão da totalidade das dimensões sociais e superação histórica da setorização das políticas públicas para melhor atender as necessidades de saúde da população idosa (BRASIL, 2013). Neste contexto, a atenção primária em saúde (APS) é o nível de atenção que possui mais características para realizar uma abordagem integral e intersetorial, visto a complexidade na atenção à saúde. Neste contexto, a Unidade de Saúde Jardim Itu que compõe o Serviço de Saúde Comunitária (SSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), sendo um dos cenários de práticas da Residência Integrada em Saúde (RIS), como também, de pesquisas, possui uma equipe multiprofissional de trabalhadores contratados pelo GHC e conta com cinco núcleos profissionais da RIS. Neste cenário de prática, em contato com diversas histórias de vida, realidades socioeconômicas e necessidades de cuidado complexas dos usuários, o setor saúde não consegue, muitas vezes, ser resolutivo. Há dificuldade de articular-se com os demais setores para viabilizar e garantir um cuidado integral e intersetorial, buscando melhorar a qualidade de vida dos usuários. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo central analisar a constituição da relação intersetorial entre as Políticas de Saúde e de Assistência Social no atendimento às necessidades de saúde da população idosa atendida na Unidade Básica de Saúde Jardim Itu do SSC do GHC no município de Porto Alegre/RS, a fim de contribuir com a integralidade do atendimento. O estudo se orientará pelo método dialético crítico, pois se entende que este permite uma maior análise dos fatores condicionantes da realidade social. Terá uma abordagem qualitativa, sendo utilizado um questionário para a coleta de dados. Os sujeitos participantes serão profissionais com ensino superior completo e que atuem em sua profissão de graduação na Unidade de Saúde Jardim Itu do GHC.

Palavras-chave


intersetorialidade;idoso;atenção primária em saúde

Referências


BRASIL, Ana Cristina de Oliveira. Promoção de Saúde e a Funcionalidade Humana. Revista Brasileira Promoção Saúde, v.26,n.1,p.1-4,2013.

 

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br>. Acessado em: 15 de nov.2013