Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PET-GESTÃO UFRGS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ENCONTROS ENTRE TRABALHADORES E ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE
Liliane Maria dos Santos, Juliana Karine Rodrigues Strada, Deise Rocha Reus

Resumo


Para uma formação qualificada do profissional de saúde é imprescindível que ele tenha contato com os diversos âmbitos do Sistema Único de Saúde durante a formação acadêmica. Nesse sentido, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), estratégia do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) – criado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação - visa integrar ensino, serviço público de saúde e comunidade. Sendo que, no Edital nº 24, de 15 de dezembro de 2011 inova propondo o PET-Gestão. O PET-Gestão tem como objetivo inserir o estudante no âmbito da Gestão nos Distritos Glória/Cruzeiro/Cristal da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a fim de oportunizar espaços de ensino aprendizagem integrando os diferentes atores. Neste projeto estão inseridos trabalhadores do Distrito GCC, acadêmicos e professores dos cursos da saúde da UFRGS. Este trabalho pretende apresentar a relação que tem se constituído entre trabalhadores e acadêmicos no cotidiano das ações de gestão. No início das vivências, os alunos sentem-se apreensivos e ansiosos por não estarem familiarizados com aquele “novo” cenário de prática, não conseguindo compreender o papel da gestão dentro do contexto da saúde e os diversos termos/conceitos que a constituem. Por outro lado, essa inserção do estudante na gestão da atenção primária vem desacomodando os trabalhadores, que são convocados a repensar o seu fazer na Saúde. Esta interação entre trabalhador e estudante viabiliza trocas de conhecimentos, provoca um processo de problematizações num movimento de construção e desconstrução de saberes. Estes espaços de aprendizados, de integração e crescimento pessoal, permitem vivenciar novas experiências, vencer desafios, refletir, olhar, transgredir por caminhos que em alguns momentos a academia não possibilita. Essas experiências vão para além das respostas, as questões se tornam habituais, trazem inquietude, provocam uma vontade de ir além do que a observação permite vislumbrar, o que é possível por meio do variado referencial teórico, através da observação das reuniões de equipe, das trocas e da liberdade que temos de circular pelo serviço e nos comunicar com as equipes, trazendo uma riqueza de informações e a possibilidade de relacionar o que encontramos na literatura com a prática dos serviços, estruturando ainda mais o conhecimento adquirido. A participação no PET-Gestão tem proporcionado entre estudantes e trabalhadores ampliação dos olhares num movimento que permite qualificar os processos de gestão.

Palavras-chave


Gestão; trabalhadores da saúde; acadêmicos

Referências