Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DO PET ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Mariele Castro Charão, Verydiana Peruzzi Comis, Michele Gonçalves de Vale, Elinara Maria Strake, Odete Messa Torres, Maria de Lourdes Custódio Duarte

Resumo


O processo de Reforma Psiquiátrica consiste em buscar um novo lugar social para as pessoas com sofrimento psíquico, promovendo a interação cotidiana entre a loucura e a sociedade. (OLIVEIRA et al, 2009). A iniciativa do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Atenção Psicossocial propõe-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais para a atenção em saúde mental, crack, álcool e outras drogas, bem como a iniciação do acadêmico ao trabalho em saúde, proporcionando processos de integração ensino-serviço e formando estes profissionais na lógica das necessidades do SUS. Esse estudo objetiva relatar a experiência a partir da implementação do projeto de extensão, ensino e pesquisa PET Atenção Psicossocial em um Município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O grupo é composto por um tutor acadêmico, três preceptores de serviço e doze acadêmicos dos cursos da área da saúde atuam de forma integrada e multiprofissional na promoção de processos de educação permanente em saúde para a atenção em saúde mental, crack, álcool e outras drogas. Através das reuniões foram identificadas algumas ações como a necessidade de cuidados dos familiares de crack e a formação dos profissionais para a lógica da humanização (BRASIL, 2005) e do matriciamento (BRASIL, 2001) em saúde mental através de capacitações. Como auxílio para a realização do matriciamento, foi rastreado os endereços dos usuários através de prontuários para que se possa identificar qual Unidade Básica de Saúde é referência para cada usuário. Foi solicitada também a confecção de um vídeo de apresentação dos serviços que compõe essa rede, com o objetivo de divulgação da importância do serviço para os usuários e do trabalho realizado para a comunidade em geral. As ações em educação permanente, com base nas reflexões desenvolvidas a partir da integração entre acadêmicos, profissionais e docentes contribuíram até o momento para organizar e implementar atividades desenvolvidas de forma integrada voltadas às práticas de atenção integral à saúde. A educação pelo trabalho em Programas como o apresentado tem contribuído para o fortalecimento da integração docente-assistencial, aproximando a Universidade das mais diversas instituições de saúde das regiões contempladas. Suas ações vêm permitindo a qualificação de trabalhadores dos serviços de saúde, favorecendo o aprimoramento na formação dos estudantes de diversos cursos envolvidos neste projeto.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação; Serviços de Saúde; Saúde Mental

Referências


OLIVEIRA, W. F.; MARTINHAGO, F.; MORAES, R. S. A. M. Entendendo a Reforma Psiquiátrica – A Construção da Rede de Atenção à Saúde Mental, ABRASME, Florianópolis-SC, 2009.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Política Nacional de Humanização: HumanizaSUS [Internet]. Brasília (DF); 2005 [acesso em 20 de abril de 2013]. Disponível:http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1342.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Relatório final da Oficina de Trabalho para “Discussão do Plano Nacional de Inclusão das Ações de Saúde Mental na Atenção Básica”. Brasília; 2001