Tamanho da fonte:
ATUAÇÃO DO PET ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O processo de Reforma Psiquiátrica consiste em buscar um novo lugar social para as pessoas com sofrimento psíquico, promovendo a interação cotidiana entre a loucura e a sociedade. (OLIVEIRA et al, 2009). A iniciativa do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Atenção Psicossocial propõe-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais para a atenção em saúde mental, crack, álcool e outras drogas, bem como a iniciação do acadêmico ao trabalho em saúde, proporcionando processos de integração ensino-serviço e formando estes profissionais na lógica das necessidades do SUS. Esse estudo objetiva relatar a experiência a partir da implementação do projeto de extensão, ensino e pesquisa PET Atenção Psicossocial em um Município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O grupo é composto por um tutor acadêmico, três preceptores de serviço e doze acadêmicos dos cursos da área da saúde atuam de forma integrada e multiprofissional na promoção de processos de educação permanente em saúde para a atenção em saúde mental, crack, álcool e outras drogas. Através das reuniões foram identificadas algumas ações como a necessidade de cuidados dos familiares de crack e a formação dos profissionais para a lógica da humanização (BRASIL, 2005) e do matriciamento (BRASIL, 2001) em saúde mental através de capacitações. Como auxílio para a realização do matriciamento, foi rastreado os endereços dos usuários através de prontuários para que se possa identificar qual Unidade Básica de Saúde é referência para cada usuário. Foi solicitada também a confecção de um vídeo de apresentação dos serviços que compõe essa rede, com o objetivo de divulgação da importância do serviço para os usuários e do trabalho realizado para a comunidade em geral. As ações em educação permanente, com base nas reflexões desenvolvidas a partir da integração entre acadêmicos, profissionais e docentes contribuíram até o momento para organizar e implementar atividades desenvolvidas de forma integrada voltadas às práticas de atenção integral à saúde. A educação pelo trabalho em Programas como o apresentado tem contribuído para o fortalecimento da integração docente-assistencial, aproximando a Universidade das mais diversas instituições de saúde das regiões contempladas. Suas ações vêm permitindo a qualificação de trabalhadores dos serviços de saúde, favorecendo o aprimoramento na formação dos estudantes de diversos cursos envolvidos neste projeto.
Palavras-chave
Promoção da Saúde; Educação; Serviços de Saúde; Saúde Mental
Referências
OLIVEIRA, W. F.; MARTINHAGO, F.; MORAES, R. S. A. M. Entendendo a Reforma Psiquiátrica – A Construção da Rede de Atenção à Saúde Mental, ABRASME, Florianópolis-SC, 2009.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Política Nacional de Humanização: HumanizaSUS [Internet]. Brasília (DF); 2005 [acesso em 20 de abril de 2013]. Disponível:http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1342.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Relatório final da Oficina de Trabalho para “Discussão do Plano Nacional de Inclusão das Ações de Saúde Mental na Atenção Básica”. Brasília; 2001