Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DA SAÚDE EM GESTANTES: A CONTRIBUIÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO DO NASF
Verydianna Frota Carneiro, Rithianne Frota Carneiro, Francisca Maria Damasceno Góis, Zélia Maria de Sousa Araújo Santos

Resumo


Vários estudos recomendam e reconhecem os benefícios da prática regular de exercício físico durante a gravidez, dentre eles a diminuição dos sintomas gravídicos, o melhor controle ponderal e a redução pressão arterial, configurando-se como um grande aliado para a saúde da gestante e combate a mortalidade materna. Em relação à orientação sobre os comportamentos saudáveis na gestação e a adoção a uma prática regular de exercícios físicos, a presença do educador físico, profissional há pouco tempo inserido na atenção básica, torna-se fundamental. Estudo descritivo com abordagem qualitativa que analisou a atuação do educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na promoção da saúde da gestante. Realizado em Fortaleza-CE, em maio e abril de 2013, com total de doze educadores físicos. Os dados foram coletados através de entrevista com a questão norteadora: “comente sobre a sua atuação como Educador Físico do NASF na promoção de Saúde da gestante”. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, do tipo análise temática de Minayo (2010) para organização dos dados e fundamentou-se nas políticas de saúde, diretrizes do NASF e literatura de promoção de saúde. O estudo revelou que os educadores físicos orientavam as gestantes sobre exercícios físicos nos grupos de apoio de forma fragmentada e desarticulada com as Equipes de Saúde da Família. É necessário que as equipes estabeleçam indicadores, metas e ações para a promoção da gestante com o apoio do educador físico.

Palavras-chave


Promoção da Saúde. Saúde da mulher. Exercício físico.

Referências


MAFRA, L.P.V. A trajetória do NASF no município de Piraí: uma análise para além da gestão. 2012. 53 f. Dissertação (Mestre) - Curso de Saúde Coletiva, Departamento de Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

 

MENDONÇA, A.M. Promoção da saúde e processo de trabalho dos profissionais de educação física do núcleo de apoio à saúde da família - Nasf. 2012. 153 f. Dissertação (Mestre) - Departamento de Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.