Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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SAÚDE BUCAL NO ATENDIMENTO SEQÜENCIAL E INTERDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ASMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Daniel Demétrio Faustino-silva, Caroline Schirmer Fraga, Anna Schwendler, Maria Lucia Medeiros Lenz, Elineide Camillo, Norma Beatriz Pires

Resumo


A asma é uma das doenças crônicas mais comuns na infância e na adolescência. Além disso, a literatura tem apontado uma maior prevalência de doenças bucais em asmáticos. Estudos evidenciam resultados favoráveis do cuidado multidisciplinar às doenças crônicas, tanto na satisfação dos usuários e profissionais, quanto na qualidade da atenção e no controle dessas condições. Nesse sentido, se faz necessário a implantação de Programas de Vigilância à Saúde de Crianças e Adolescentes com Asma através de ações interdisciplinares que visam a promover o autocuidado e redução comorbidades. Objetivo geral: o presente relato de experiência pretende apresentar o processo de implantação e os resultados relacionados à saúde bucal de um modelo de consultas sequenciais adaptadas para o atendimento de crianças e adolescentes com asma. Objetivos Específicos: avaliar as condições bucais dos pacientes e se estão em acompanhamento regular com a equipe de saúde bucal (ESB). Métodos: as famílias das crianças e adolescentes com diagnóstico de asma no território de abrangência da Unidade de Saúde SESC do Serviço de Saúde Comunitária do GHC foram convidadas, pelos Agentes Comunitários de Saúde, a participarem de um atendimento em forma sequencial. Foram agendados horários de atendimento de 20 minutos com profissionais de quatro categorias diferentes (médica, enfermagem, farmacêutica e odontológica - nesta ordem) durante um único turno de atendimento. Em relação à saúde bucal foi avaliado o acompanhamento com ESB, a classificação de acordo com as necessidades: N0 (sem necessidades de tratamento), N1 (apenas uma necessidade clínica e sem atividade de doença), N2 (mais de uma necessidade clínica e sem atividade de doença) e N3 (com atividade de doença) e o encaminhamento para a manutenção ou tratamento. As crianças foram acompanhadas durante todo o ano de 2012 em consultas com intervalos de 3-4 meses. Resultados: em relação a saúde bucal observou-se que a maioria das crianças (63%) não estava em acompanhamento odontológico adequado (nunca consultou-33% ou há mais de um ano-30%) e após o exame bucal de 100% das crianças, 40% apresentavam necessidades de tratamento que foram possíveis de ser atendidas pela equipe de saúde bucal da unidade conforme a disponibilidade de agenda e necessidades das crianças e pais. As crianças receberam o tratamento bucal completo com garantia de retorno para manutenções de acordo com seu risco individual. Após 6 meses e 1 ano, 78% e 62,5% das crianças, respectivamente, estavam com adequado acompanhamento de sua saúde bucal. Conclusão: a partir do exposto pode-se concluir que o atendimento sequencial parece ser uma alternativa de busca ativa e acompanhamento da saúde bucal de crianças e adolescentes asmáticos de forma qualificada e integral na Atenção Primária à Saúde.

Palavras-chave


Asma; Saúde Bucal; Atenção Primária à Saúde