Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE COMO DISPOSITIVO NO TRABALHO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF
Fernanda Maria de Oliveira, Susan Karolliny Silva Fontenele Coutinho, Ana Ester Maria Melo Moreira, José Luis Gonçalves Lira

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar a experiência de trabalho interdisciplinar e transdisciplinar na vivência do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em Parnaíba-PI. A proposta consiste em compartilhar a caminhada de encontro entre o campo comum no campo da atenção primária em saúde. A metodologia utilizada foi a observação participante. O NASF tem como dispositivos a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A experiência no campo da interdisciplinaridade consiste na atuação e integração de saberes e práticas levando-se em consideração as diversas vivências e experiências do processo de trabalho. A equipe tem potencializado o processo de atuação através das seguintes estratégias: planejamento participativo, acolhimento, matriciamento, visitas domiciliares, atendimento conjunto, discussão de caso, construção de projeto terapêutico singular, ações de educação permanente em saúde, processos de trabalho com grupos e abordagens comunitárias, trabalhos intersetoriais, entre outras. A interdisciplinaridade tem sido dispositivo de trabalho do NASF que potencializa o trabalho na equipe. O trabalho em equipe multidisciplinar tem provocado nos profissionais a busca por uma sinergia durante o serviço, que tem sido melhorada cotidianamente, porém, algumas dificuldades têm funcionado como entraves. O trabalho interdisciplinar do NASF tem se constituído como resultado de várias tentativas de compreensão do campo comum, da integração dos saberes e práticas envolvidas e tem contribuído para a solução de diversos impasses e questões vividas pela equipe. A busca incessante pelo reconhecimento e diferenciação dos aspectos relacionados ao campo comum e ao núcleo específico tem sido o desafio para os profissionais do NASF, porém em algumas intervenções pode-se observar claramente a ação interdisciplinar da equipe, e os resultados positivos alcançados. A complexidade dos casos enfrentados pela equipe tem proporcionado aos profissionais a troca de saberes e de práticas, bem como ampliado a capacidade de ação dos trabalhadores resultando na autonomia dos sujeitos, embora ainda sejam comuns em algumas situações, a racionalização e a compartimentalização das práticas profissionais em saúde.

Palavras-chave


Transdisciplinaridade; Interdisciplinaridade; Atenção Primária em Saúde

Referências


FURTADO,J.P. Equipes de Referência: arranjoinstitucional para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões.Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.11, n.22, p.239-5, mai/ago 2007. OLIVEIRA, N. O.In Apoio Matricial como tecnologia de gestão e articulação em rede. CAMPOS, G.W. S. & GUERREIRO, A. V. P. Manualde Práticas em Atenção Básica: Saúde Ampliada e Compartilhada. São Paulo:Aderaldo & Rothschild, 2008.