Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O TRABALHO DO APOIADOR INSTITUCIONAL COM O SIAB DIALOGADO. UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA A QUALIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA ESF NA AP 3.1 DO MRJ
Marcia Reis da Silva, Licia Magna Silva de Lima, Waleska Menengat Corrêa Floresta, Edna Ferreira Santos, Michelle Nadai, André Paes Ramos, José Columbano, Eliane Paixão, Neyse Couto, Vilma Diniz

Resumo


A gestão regional das unidades de APS da AP 3.1 do MRJ se organiza de forma a garantir que um conjunto de apoiadores institucionais acompanhem as ESF desenvolvendo ações de educação permanente que oportunizem o protagonismo das equipes para se apropriarem da informação de base local obtida pelo SIAB. A análise dos dados extraídos do SIAB dessas equipes identificou fragilidades quando comparadas às informações extraídas de Sistemas de dados vitais e de agravos à saúde. Visando qualificaras informações contidas no SIAB, cabe a equipe de apoiadores institucionais desenvolver ações de educação permanente através de um diálogo sistemático com essas equipes, utilizando todos os instrumentos de coleta de dados disponíveis para o acompanhamento das famílias sob responsabilidade da ESF. Esse trabalho tem como objetivo geral: estabelecer o acompanhamento sistemático das equipes através da avaliação das informações contidas no SIAB e como objetivos específicos: instrumentalizar os gerentes das unidades de saúde da AP 3.1, para identificarem fragilidades nos dados extraídos dos registros das fichas acompanhamento e, em especial o SSA2- relatório de situação de saúde e acompanhamento das famílias; garantir uma agenda local permanente com as equipes, onde a pauta seja a análise crítica desses dados e fomentar nas reuniões semanais o diálogo das equipes através dos registros contidos no SIAB, possibilitando  que se apropriem desse sistema. Esse trabalho possui relevância, pois aproxima o apoiador institucional das equipes, através da metodologia da problematização e se respalda em análises realizadas por meio de outros sistemas de base nacional. Principais resultados obtidos: o acompanhamento das equipes a partir da dinâmica do SIAB dialogado possibilita a reflexão acerca da importância de registros de acompanhamento das famílias, realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde, permite a redução de erros de registro e favorece a compreensão sobre o envolvimento de todos os profissionais da equipe para a utilização desses dados para o planejamento das ações de acordo com as necessidades e prioridades identificadas no território, intervindo para garantia de acesso e priorizando os acompanhamentos das famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade.

Palavras-chave


Apoiador Institucional, Educação Permanente, SIAB dialogado

Referências