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O TRABALHO DO APOIADOR INSTITUCIONAL COM O SIAB DIALOGADO. UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA A QUALIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA ESF NA AP 3.1 DO MRJ
Resumo
A gestão regional das unidades de APS da AP 3.1 do MRJ se organiza de forma a garantir que um conjunto de apoiadores institucionais acompanhem as ESF desenvolvendo ações de educação permanente que oportunizem o protagonismo das equipes para se apropriarem da informação de base local obtida pelo SIAB. A análise dos dados extraídos do SIAB dessas equipes identificou fragilidades quando comparadas às informações extraídas de Sistemas de dados vitais e de agravos à saúde. Visando qualificaras informações contidas no SIAB, cabe a equipe de apoiadores institucionais desenvolver ações de educação permanente através de um diálogo sistemático com essas equipes, utilizando todos os instrumentos de coleta de dados disponíveis para o acompanhamento das famílias sob responsabilidade da ESF. Esse trabalho tem como objetivo geral: estabelecer o acompanhamento sistemático das equipes através da avaliação das informações contidas no SIAB e como objetivos específicos: instrumentalizar os gerentes das unidades de saúde da AP 3.1, para identificarem fragilidades nos dados extraídos dos registros das fichas acompanhamento e, em especial o SSA2- relatório de situação de saúde e acompanhamento das famílias; garantir uma agenda local permanente com as equipes, onde a pauta seja a análise crítica desses dados e fomentar nas reuniões semanais o diálogo das equipes através dos registros contidos no SIAB, possibilitando que se apropriem desse sistema. Esse trabalho possui relevância, pois aproxima o apoiador institucional das equipes, através da metodologia da problematização e se respalda em análises realizadas por meio de outros sistemas de base nacional. Principais resultados obtidos: o acompanhamento das equipes a partir da dinâmica do SIAB dialogado possibilita a reflexão acerca da importância de registros de acompanhamento das famílias, realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde, permite a redução de erros de registro e favorece a compreensão sobre o envolvimento de todos os profissionais da equipe para a utilização desses dados para o planejamento das ações de acordo com as necessidades e prioridades identificadas no território, intervindo para garantia de acesso e priorizando os acompanhamentos das famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade.
Palavras-chave
Apoiador Institucional, Educação Permanente, SIAB dialogado