Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES COM HIV/AIDS
Graziela Piovesan, Clarissa Bohrer, Bibiana Sales Antunes, Letícia do Nascimento, Cristiane Cardoso de Paula, Stela Maris de Mello Padoin

Resumo


Introdução: Crianças e adolescentes infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ou com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) exigem demandas de acompanhamento à saúde devido às especificidades de sua condição sorológica. Neste sentido, precisam manter acompanhamento permanente em serviços de saúde, visando à prevenção do adoecimento somada a recuperação e/ou manutenção da saúde. Atualmente, essa assistência acontece em serviço de referência, devido à organização do serviço e a experiência dos profissionais. A dificuldade de acesso aos serviços de Atenção Primária a Saúde (APS) resulta na resolução de problemas de saúde nos hospitais, especialmente serviços de emergência, atribuindo a esses a porta de entrada do sistema. Entretanto, a APS é definida como a porta de entrada no sistema, e deve ofertar assistência para todas as necessidades e problemas, caracterizando-se, principalmente, pela longitudinalidade e integralidade da atenção e a coordenação da assistência dentro do próprio sistema de saúde, da atenção centrada na família, da orientação comunitária das ações e da competência cultural dos profissionais. Objetivo: avaliar a presença e a extensão dos atributos da APS às crianças e aos adolescentes vivendo com HIV/AIDS, segundo o instrumento PCATool-Brasil. Método: Trata-se de um projeto de pesquisa matricial vinculado ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). É um estudo transversal com abordagem quantitativa. Os campos de coleta de dados serão os serviços de APS de 25 municípios do Estado Rio Grande do Sul (RS), Brasil. A população contempla os profissionais médicos, enfermeiros e odontólogos. A coleta de dados será realizada no período de janeiro de 2014 a setembro de2014, por meio do instrumento PCATool-Brasil versão Profissionais. A análise dos dados será realizada no Programa Predictive Analytics SoftWare versão 18.0 for Windows. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSMCAEE: 12223312.3.0000.5346. Resultados esperados: Este estudo poderá contribuir para a organização da gestão local de cada município no sentido de proporcionar serviços de atenção primária de qualidade. Tem-se a pretensão de (re)pensar as ações desenvolvidas e a reorganização do fluxo das crianças e dos adolescentes vivendo com HIV/AIDS nos serviços de saúde, a fim de promover a aproximação entre os profissionais do serviço de referência e da APS.

Palavras-chave


Enfermagem; HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde.

Referências


1. Padoin SMM, PaulaCC. Programa aids, educação e cidadania: perspectivas para a segunda década deextensão. Saúde (Santa Maria). 2012;38(1):51-62.2. Sherlock MSM,Cardoso MVLML, Lopes MMCO, Lélis ALPA, Oliveira NR. Imunização em Rev enfermUFPE on line., Recife, 7(esp):5051-4, jul., 2013 5054DOI: 10.5205/reuol.ISSN:1981-8963 4700-39563-1-ED.0707esp201333criança exposta ou infectada pelo HIV emum serviço de imunobiológicos especiais. Esc Anna Nery Rev Enferm, Rio de Janeiro,2011;15(3):573-80.3. Shimizu HR, PamelaX, Sanchez MN. Representações sociais do SUS: um sistema permeado peladificuldade de acesso à atenção integral. Tempus - Actas de Saúde Coletiva,Brasília, 2012;6(3):295-306.4. Brasil. Ministérioda Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Atenção Básica.Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: primary careassessment tool pcatool–Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.80 p.5. Macinko J, AlmeidaC, Sa PK. A rapid assessmentmethodology for the evaluation of primary care organization and performance inBrazil. Health Policy Plan. 2007;22(3):167-77.