Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA
Glenda Batista de Almeida Andrade, Karla Prado Sousa Cruvinel, Ademar Soares de Azevedo Júnior, Karla Siqueira Lottermann, Kênia Alessandra de Araújo Celestino

Resumo


Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Graduação em Enfermagem, o Eixo Temático Internato I desenvolve-se no 8º ciclo do Curso de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), com a oportunidade de vivenciar cenários reais da prática profissional voltada para a Atenção Primária em Saúde. Momentos este que vivenciam a Estratégia de Saúde da Família (ESF), conhecem a realidade e são constantemente incentivados ao pensamento crítico com vistas à promoção da saúde por meio da elaboração do Arco de Maguerez. O objetivo foi aplicar a teoria problematizadora para adolescentes no município de Goiânia- GO. Teve por base os pressupostos teóricos e as etapas metodológicas do Arco de Maguerez, obedecendo as cinco etapas recomendadas pelo referido método: 1ª etapa: Observação da realidade: Gravidez na adolescência, uso de drogas e obesidade; 2ª etapa: Pontos chave: Optaram pela abordagem do planejamento familiar; 3ª etapa: Teorização: Utilizaram-se manuais do Ministério da Saúde e artigos da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) que evidenciassem a realidade destes adolescentes; 4ª etapa: Hipótese de solução: Como meio de aproximação do público alvo, foi sugerida a escola municipal que pertencia na área de abrangência da ESF, local do cenário de prática. Foi elaborada uma palestra sobre o tema “Educação Sexual”, o que conduziu na preparação de uma atividade educativa denominada como: “Roda de conversa” e a 5ª etapa: Intervenção: Após o consentimento da diretora da escola municipal, as atividades foram agendadas. Primeiramente uma professora da escola instruiu os alunos que elaborassem perguntas relacionadas à sexualidade. Ao receber as perguntas, notaram que as dúvidas estavam pertinentes com o tema a ser ministrado. Na palestra participaram 25 alunos com idade entre 13 e 15 anos. Foram abordados assuntos sobre educação sexual, anatomia do aparelho reprodutor, ciclo menstrual, planejamento familiar, gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis e suas formas de prevenção, bem como o uso adequado do preservativo masculino e feminino. Após finalizar a palestra, os alunos foram convidados a participar da “Roda de conversa” com objetivo de esclarecer dúvidas sobre sexualidade. Foram divididos em três grupos acompanhados pela supervisora do estágio. As dúvidas mais comuns eram relacionadas com o ato sexual, início da vida sexual e prazer. Após esclarecer todas as dúvidas, encerrou-se a atividade. Conclui-se que para a formação acadêmica em enfermagem, a utilização do Arco na temática da problematização integra uma forma diferenciada no processo de aprendizagem, pois proporciona um modelo inovador de ensino, que estimula o senso crítico, raciocínio, bem como a compreensão aprofundada nas questões da vida e da sociedade, tornando-se uma metodologia de aprendizagem significativa e ética no serviço de assistência à saúde.

Palavras-chave


ADOLESCENTE; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; SEXUALIDADE

Referências


BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina: v.17, n. esp., p.7-17, 1996.

BORDENAVE, J. ; PEREIRA, A. Estratégias de ensino aprendizagem. 4. ed., 1989.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Cadernos de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 108 p.

CAMARGO, Brigido V  and  BOTELHO, Lúcio J. Aids, sexualidade e atitudes de adolescentes sobre proteção contra o HIV.Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.1, pp. 61-68.  Epub Nov 28, 2006. ISSN 0034-8910.

FREITAS, Kelly Ribeiro de  and  DIAS, Silvana Maria Zarth. Percepções de adolescentes sobre sua sexualidade. Texto contexto - enferm. [online]. 2010, vol.19, n.2, pp. 351-357. ISSN 0104-0707.

NOGUEIRA NETO, Wanderlino. Sexualidade infanto-adolescente e seu reconhecimento como direitos humanos: a necessidade de mais reflexão e teorizações. Psicol. clin. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 15-32. ISSN 0103-5665.