Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO PERMANENTE NA FORMAÇÃO DO GRUPO TUTORIAL NO CONTEXTO DA DISCIPLINA PROGRAMA INTERDISCIPLINA COMUNITÁRIO – PIC
Francisca Rãšgo Oliveira de Araãšjo, Karla Simone L. Maia Damião

Resumo


Caracterização do problema: A implantação e estruturação da disciplina Programa Interdisciplinar Comunitário, na Universidade Potiguar, em consonância com as necessidades de mudanças na formação do profissional de saúde, com a política nacional de educação permanente em saúde e com a formação voltada para o SUS, vislumbrou-se a necessidade de formação pedagógica do grupo tutorial, selecionado para compor o quadro de professor da disciplina Programa Interdisciplinar Comunitário - PIC, visando à qualificação docente e o alinhamento dos conhecimentos práticos com os pressupostos teóricos da formação a ser ofertada. Foi instituído um projeto de formação pedagógica para professores tutores, por meio de metodologias ativas de ensino, com abordagem por eixos de competências político-gerencial, pedagógico e assistencial. Descrição da experiência: O projeto de formação pedagógica aconteceu no período de 2012 a 2013, para os 09 professores tutores, de diversas áreas de formação profissional, visando um perfil tutorial competente para reflexões e fundamentações teóricas e ações profissionais que realizam, trabalhando com atributos cognitivos, psicomotores e afetivos. A metodologia foi desenhada para encontros quinzenais de duas horas, utilizando-se de situações problemas e relatos de práticas capazes de processar questões de aprendizagem que permeassem referenciais teóricos indispensáveis para contemplar os eixos de competências idealizados. A avaliação foi prioritariamente formativa. Efeitos alcançados: Os movimentos semestrais possibilitaram conhecimento em profundidade dos pressupostos teóricos ministrados; resignificação processual dos momentos de formação pedagógica, frente às necessidades político-administrativo e gerencial da disciplina e articulação intersetorial para os distintos cenários de práticas; mudanças na matriz de avaliação, nos métodos ativos de ensino e aprendizagem; construção e implementação compartilhada do planejamento das aulas; incentivo a busca pela pós-graduação stricto e lato sensu. Recomendações: manter o espaço de educação permanente existente; instituir o portfólio reflexivo para os tutores, como instrumento de avaliação do desenvolvimento do processo ensino aprendizagem; estimular o registro e avaliação do desempenho de cada tutor no processo de facilitação na construção coletiva de saberes.

Palavras-chave


Educação Permanente; grupo tutorial; Interdisciplinaridade; Formação